Com que stre­a­ming eu vou?

Metro Brasil (ABC) - - ECONOMIA - VANESSA SELICANI

Che­ga­da de no­vos ser­vi­ços de con­teú­do co­mo fil­mes e mú­si­cas dis­po­ni­bi­li­za­dos sob de­man­da na in­ter­net acir­ra a dis­pu­ta pe­lo con­su­mi­dor bra­si­lei­ro. Mas é pre­ci­so fi­car aten­to aos me­lho­res pla­nos pa­ra seu per­fil, le­van­do em con­ta não ape­nas o pre­ço na ho­ra da es­co­lha

A Ama­zon ba­lan­çou o mer­ca­do bra­si­lei­ro dos stre­a­mings na se­ma­na pas­sa­da com pre­ço mais atra­en­te que su­as con­cor­ren­tes, além de mais op­ções de mí­di­as, co­mo li­vros e jo­gos. E com ela abriu a por­tei­ra de no­vas op­ções que vêm aí pa­ra o con­su­mi­dor. A Ap­ple já in­for­mou que che­ga ao país tam­bém com pre­ços com­pe­ti­ti­vos pa­ra o ser­vi­ço a par­tir de no­vem­bro. Em 2020, qu­em vem aí é a Dis­ney. Num mer­ca­do que já con­ta com Netflix, HBO, YouTu­be e Glo­bo­play, qu­em po­de­rá nos aju­dar a es­co­lher?

A di­ca dos es­pe­ci­a­lis­tas em con­su­mo é res­pi­rar e ana­li­sar com cal­ma o que re­al­men­te vai usar. Sair por aí as­si­nan­do tu­do que apa­re­ce de novidade po­de te le­var a uma con­ta al­ta no fim do mês com ser­vi­ços de pou­co uso.

“Qual a mi­nha ex­pec­ta

ti­va? O que que­ro e pre­ci­so re­al­men­te usar? An­tes de pro­cu­rar uma em­pre­sa, ve­ri­fi­que se ela re­al­men­te aten­de a sua ne­ces­si­da­de. É bom lem­brar que se vo­cê de­sis­tir da com­pra no meio do con­tra­to, po­de ter de pa­gar mul­tas de can­ce­la­men­to”, lem­bra a co­or­de­na­do­ra de aten­di­men­to do Pro­con-SP, Renata Reis. Le­var em con­ta se há pa­co­te que in­clui to­da a fa­mí­lia e as pre­fe­rên­ci­as de ca­da um tam­bém po­de aju­dar a eco­no­mi­zar.

Renata aler­ta pa­ra que o con­su­mi­dor se aten­te ao pe­río­do de ex­pe­ri­men­ta­ção gra­tui­to ofe­re­ci­do pe­las em­pre­sas. “A pes­soa ofe­re­ce da­dos do car­tão na ho­ra do ca­das­tro e as em­pre­sas não têm o cui­da­do de avi­sar quan­to o pe­río­do de de­gus­ta­ção aca­ba. Quan­do se dá con­ta da co­bran­ça, o con­su­mi­dor po­de en­con­trar di­fi­cul­da­de na ho­ra de can­ce­lar.”

Ou­tra di­ca da­da pe­lo ad­vo­ga­do e pro­fes­sor da USCS (Universida­de Mu­ni­ci­pal de São Ca­e­ta­no) Ale­xan­dro Gui­rão é ana­li­sar se a em­pre­sa con­tra­ta­da tem se­de no Bra­sil. “Se não ti­ver, fi­ca mais di­fí­cil re­a­li­zar con­ta­to e exi­gir ga­ran­ti­as. Ou­tro pon­to im­por­tan­te é ve­ri­fi­car a po­lí­ti­ca de pro­te­ção de da­dos an­tes de con­tra­tar.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.