40% re­cor­rem ao li­mi­te ex­tra do che­que es­pe­ci­al to­do o mês

Metro Brazil (ABC) - - ECONOMIA -

O che­que es­pe­ci­al é uma das mo­da­li­da­des de cré­di­to mais ca­ras do mer­ca­do, mas nem por is­so o con­su­mi­dor bra­si­lei­ro tem evi­ta­do o li­mi­te dis­po­ní­vel na con­ta. Pes­qui­sa fei­ta em to­das as ca­pi­tais pe­la CNDL (Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas) e pe­lo SPC Bra­sil (Ser­vi­ço de Pro­te­ção ao Cré­di­to) re­ve­la que, em ca­da dez bra­si­lei­ros, dois (20%) re­cor­re­ram ao che­que es­pe­ci­al em al­gum mo­men­to do ano, per­cen­tu­al pró­xi­ma aos 17% ob­ser­va­dos na mes­ma pes­qui­sa do ano pas­sa­do.

O le­van­ta­men­to ainda mos­tra que 40% dos usuá­ri­os do che­que es­pe­ci­al têm o hábito de uti­li­zar o sal­do ex­tra to­dos os me­ses. Es­se com­por­ta­men­to é ainda mais co­mum le­van­do em con­ta as pes­so­as da clas­se C, D e E (48%). Ou­tros 30% de usuá­ri­os re­cor­re­ram ao che­que es­pe­ci­al a ca­da dois ou três me­ses e 27%, pe­lo me­nos três ve­zes no ano.

O che­que es­pe­ci­al é uma li­nha de cré­di­to pré-apro­va­da, ofe­re­ci­da pe­los ban­cos e, ge­ral­men­te, uti­li­za­da de for­ma au­to­má­ti­ca pe­lo cli­en­te quan­do não há sal­do su­fi­ci­en­te pa­ra co­brir os dé­bi­tos em sua con­ta ban­cá­ria. Em mé­dia, os ju­ros co­bra­dos são de 320% ao ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.