Pes­qui­sas ve­em em­pa­te nas elei­ções de Is­ra­el

Boca de ur­na. In­de­fi­ni­ção traz ins­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca e co­lo­ca em xe­que a per­ma­nên­cia do pri­mei­ro-mi­nis­tro Ben­ja­min Ne­tanyahu. Ven­ce­dor vai pre­ci­sar de apoio de ou­tros par­ti­dos

Metro Brazil (ABC) - - MUNDO -

As pri­mei­ras pes­qui­sas de boca de ur­na di­vul­ga­das on­tem lo­go após a vo­ta­ção in­di­cam em­pa­te téc­ni­co en­tre o par­ti­do dos dois prin­ci­pais can­di­da­tos ao go­ver­no de Is­ra­el.

De acor­do com as pro­je­ções dos ca­nais 11, 12 e 13, o par­ti­do Azul e Bran­co do cen­tris­ta Benny Gantz de­ve con­quis­tar mé­dia de 33 as­sen­tos no Par­la­men­to, en­quan­to o gru­po do atu­al pri­mei­ro-mi­nis­tro, Ben­ja­min Ne­tanyahu, o Li­kud, fi­ca­ria com até 32. Ape­sar da pe­que­na van­ta­gem de Gantz, ne­nhum dos dois lí­de­res de­ve con­quis­tar mai­o­ria pa­ra o go­ver­no.

Atu­al­men­te, são ne­ces­sá­ri­os 61 par­la­men­ta­res das 120 va­gas to­tais, al­go que ja­mais um par­ti­do con­se­guiu so­zi­nho no país.

A de­ci­são so­bre o no­vo pre­miê de­pen­de­rá da ca­pa­ci­da­de dos dois par­ti­dos a fren­te em ne­go­ci­ar com as de­mais si­glas.

O re­sul­ta­do pro­je­ta­do pa­ra a elei­ção de on­tem é pa­re­ci­do ao de abril, qu­an­do Ne­tanyahu e Gantz con­se­gui­ram 35 ca­dei­ras ca­da. O pre­miê con­quis­tou en­tão apoio da di­rei­ta pa­ra 65 pos­tos, pre­vi­são que não se con­cre­ti­zou e pro­vo­cou a convocação de no­vo plei­to ge­ral.

O em­pa­te téc­ni­co apro­fun­da ain­da mais o ce­ná­rio de ins­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca des­de o fra­cas­so da co­a­li­zão. Uma der­ro­ta co­lo­ca­ria fim a uma dé­ca­da de go­ver­no de Ne­tanyahu no país. Nas úl­ti­mas se­ma­nas, o pre­miê re­for­çou po­si­ci­o­na­men­tos con­ser­va­do­res e vin­cu­lou seu no­me ao do pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no Do­nald Trump.

Cer­ca de 6 mi­lhões de pes­so­as es­ta­vam ha­bi­li­ta­das a vo­tar pa­ra es­co­lher en­tre os can­di­da­tos on­tem. De acor­do com ba­lan­ço do ór­gão ofi­ci­al elei­to­ral, 69,4% dos elei­to­res ap­tos fo­ram às ur­nas, 1,5 pon­to per­cen­tu­al a mais do que o re­gis­tra­do no plei­to de abril.

| AMIR LEVY/GETTY IMAGES

Cer­ca de 6 mi­lhões de pes­so­as es­ta­vam ap­tas a vo­tar

| HAIM ZACH/GPO/FO­TOS PÚ­BLI­CAS

Ne­tanyahu é o atu­al pre­miê

| AMIR LEVY/GETTY IMAGES

Gantz tem van­ta­gem pe­que­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.