Irã des­car­ta diá­lo­go com os EUA

Metro Brazil (ABC) - - MUNDO -

O lí­der su­pre­mo do Irã, ai­a­to­lá Ali Kha­me­nei, dis­se on­tem que “não ha­ve­rá con­ver­sas com os Es­ta­dos Uni­dos em qual­quer ní­vel”, en­cer­ran­do es­pe­cu­la­ção so­bre um pos­sí­vel en­con­tro dos pre­si­den­tes ame­ri­ca­no e ira­ni­a­no na ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das) na pró­xi­ma se­ma­na.

As ten­sões en­tre os dois paí­ses ga­nha­ram for­ça após ata­ques lan­ça­dos con­tra a in­fra­es­tru­tu­ra pe­tro­lí­fe­ra da Ará­bia Sau­di­ta no sá­ba­do. Os EUA acu­sam o Irã de es­tar por trás do aten­ta­do, ale­ga­ção es­sa ne­ga­da pe­lo Te­e­rã.

An­te­on­tem, Do­nald Trump de­cla­rou que “pa­re­ce” que o Irã foi res­pon­sá­vel pe­lo aten­ta­do, mas res­sal­tou que ain­da não con­si­de­ra uma pos­sí­vel re­ta­li­a­ção mi­li­tar.

A re­de nor­te-ame­ri­ca­na CNN pu­bli­cou re­por­ta­gem on­tem com ba­se em in­for­ma­ções de uma pes­soa que par­ti­ci­pa das in­ves­ti­ga­ções em que afir­ma que há “pro­ba­bi­li­da­de mui­to al­ta” que o ata­que te­nha si­do lan­ça­do a par­tir de uma ba­se no Irã, per­to da fron­tei­ra com o Ira­que.

O gru­po de ie­me­ni­tas huthis, apoi­a­dos pe­lo Irã, rei­vin­di­cou a au­to­ria dos aten­ta­dos, mas tan­to sau­di­tas co­mo os ame­ri­ca­nos acre­di­tam ser im­pro­vá­vel a hi­pó­te­se.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.