ABC tem hos­pi­tais pú­bli­cos sem AVCB

Oi­to de 14 hos­pi­tais pú­bli­cos da re­gião não têm lau­do de vis­to­ria do Cor­po de Bom­bei­ros

Metro Brasil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Uma se­ma­na de­pois da tra­gé­dia que dei­xou 14 mor­tos no Hos­pi­tal Ba­dim (Rio de Ja­nei­ro), sur­gem per­gun­tas so­bre a se­gu­ran­ça em ou­tras uni­da­des de saú­de. No en­tan­to, em cin­co ci­da­des do ABC, oi­to dos 14 hos­pi­tais pú­bli­cos ain­da não têm AVCB (Au­to de Vis­to­ria do Cor­po de Bom­bei­ros). Cha­ma a aten­ção que qua­tro des­ses equi­pa­men­tos es­tão em São Ca­e­ta­no.

Pa­ra che­gar a es­ses nú­me­ros, o Metro Jor­nal aces­sou o sis­te­ma ele­trô­ni­co Via Fá­cil, do Cor­po de Bom­bei­ros, pa­ra ave­ri­gua­ção de al­va­rás, as­sim co­mo con­sul­tou as as­ses­so­ri­as das pre­fei­tu­ras e do go­ver­no do Es­ta­do. Na prá­ti­ca, sem o ates­ta­do do cor­po­ra­ção, não há ga­ran­ti­as de que as edi­fi­ca­ções te­nham se­gu­ran­ça con­tra ris­cos de in­cên­di­os.

Com o mai­or IDH (Ín­di­ce de De­sen­vol­vi­men­to Hu­ma­no) do país, em 0,862, São Ca­e­ta­no con­ta com qua­tro hos­pi­tais mu­ni­ci­pais sem lau­do dos Bom­bei­ros. A Pre­fei­tu­ra jus­ti­fi­ca que ini­ci­ou mo­di­fi­ca­ções pa­ra se ade­quar às nor­mas e a Fun­da­ção do ABC, ges­to­ra dos es­pa­ços, pre­pa­ra a con­tra­ção de pro­je­tos pa­ra ob­ten­ção dos ates­ta­dos, em­bo­ra di­ga que os lo­cais te­nham equi­pa­men­tos e saí­das de emer­gên­cia con­tra in­cên­di­os.

Em São Ber­nar­do, o Hos­pi­tal de Clí­ni­cas não es­tá com lau­do em dia, em­bo­ra o go­ver­no ga­ran­ta que pre­pa­ra a sua re­no­va­ção. No CHM (Cen­tro Hos­pi­ta­lar do Mu­ni­cí­pio), a Pre­fei­tu­ra de San­to An­dré ale­ga que o es­pa­ço que es­tá em vi­as de con­tra­tar pro­je­to fi­nal pa­ra o AVCB.

A Pre­fei­tu­ra de Di­a­de­ma afir­ma é im­pe­di­da de fa­zer adap­ta­ções no Hos­pi­tal Mu­ni­ci­pal, por não ter a ti­tu­la­ri­da­de do es­pa­ço. Em Mauá, a Fun­da­ção do ABC diz que o Hos­pi­tal de Clí­ni­cas Dou­tor Ra­da­més Nar­di­ni te­ve “in­ter­ven­ções es­tru­tu­rais” e que bus­ca­rá o AVCB.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.