Obra pro­me­te tra­tar 60% do es­go­to de SBC

Co­le­tor-tron­co Cou­ros le­va­rá es­go­to da ci­da­de e de Di­a­de­ma à es­ta­ção de tra­ta­men­to en­tre SCS e SP

Metro Brazil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A Sa­besp ini­ci­ou no sábado as obras de im­plan­ta­ção do co­le­tor-tron­co Cou­ros em São Bernardo, com o ob­je­ti­vo de am­pli­ar a co­le­ta e o tra­ta­men­to de es­go­to no mu­ni­cí­pio e re­gião.

O tra­ba­lho con­sis­te na im­plan­ta­ção de uma tu­bu­la­ção de 14 km pa­ra re­ce­ber o es­go­to ge­ra­do por mo­ra­do­res de São Bernardo, le­van­do-o pa­ra a es­ta­ção de tra­ta­men­to na di­vi­sa en­tre São Pau­lo e São Ca­e­ta­no.

A obra, fi­nan­ci­a­da pe­la Ji­ca (Agên­cia de Co­o­pe­ra­ção In­ter­na­ci­o­nal do Ja­pão) e BNDES (Ban­co Na­ci­o­nal do De­sen­vol­vi­men­to), re­ce­beu in­ves­ti­men­to de R$ 48,5 mi­lhões e faz par­te da ter­cei­ra fa­se do pro­gra­ma Pró-Bil­lings da Sa­besp, em par­ce­ria com o go­ver­no es­ta­du­al e mu­ni­ci­pal, que in­clui co­le­ta, afas­ta­men­to e tra­ta­men­to de es­go­to na re­gião da Bil­lings.

Se­gun­do a em­pre­sa, com a con­clu­são das três fa­ses do pro­gra­ma - pre­vis­ta pa­ra ju­lho de 2021, o ín­di­ce de tra­ta­men­to de es­go­to de São Bernardo vai passar de 27% pa­ra 60%, be­ne­fi­ci­an­do cer­ca de 250 mil mo­ra­do­res de bair­ros do Ri­bei­rão dos Cou­ros, co­mo Pla­nal­to, Jar­dim Ca­lux e Par­que dos Pás­sa­ros.

Além dis­so, a obra de­ve­rá en­ca­mi­nhar pa­ra a es­ta­ção de tra­ta­men­to o es­go­to de 132 mil mo­ra­do­res de Di­a­de­ma, to­ta­li­zan­do 382 mil pes­so­as aten­di­das, ain­da se­gun­do a Sa­besp.

“Es­ta é uma obra im­por­tan­tís­si­ma pa­ra a des­po­lui­ção dos ri­os do es­ta­do de São Pau­lo, pa­ra que me­lho­re­mos a qua­li­da­de de vi­da das pes­so­as”, dis­se Be­ne­di­to Bra­ga, pre­si­den­te da Sa­besp, que afir­ma, in­clu­si­ve, que a im­plan­ta­ção do co­le­tor con­tri­bui pa­ra a des­po­lui­ção do rio Ti­e­tê.

Trans­tor­nos tem­po­rá­ri­os

A obra de im­plan­ta­ção do co­le­tor-tron­co Cou­ros não de­ve tra­zer trans­tor­nos aos mo­ra­do­res da ci­da­de.

Se­gun­do a Sa­besp, “a mai­or par­te dos ser­vi­ços de im­plan­ta­ção se­rá exe­cu­ta­da por mé­to­do não des­tru­ti­vo, com o ob­je­ti­vo de cau­sar me­nor im­pac­to pa­ra a po­pu­la­ção nas vi­as de mai­or aces­so”, dis­se.

A em­pre­sa afir­ma que não há pro­gra­ma­ção pa­ra in­ter­di­tar ne­nhu­ma via e que os tra­ba­lhos em tre­chos on­de se­rá ne­ces­sá­ria a aber­tu­ra de va­las te­rão me­nor tem­po de exe­cu­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.