Al­va­rás so­bre por­to se­co são anu­la­dos

Juí­za in­va­li­da li­be­ra­ções con­ce­di­das a gru­po que quer cons­truir cen­tro lo­gís­ti­co em Pa­ra­na­pi­a­ca­ba

Metro Brasil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA - VA­NES­SA SELICANI

Uma no­va de­ci­são ju­di­ci­al po­de re­tro­ce­der o pro­ces­so de li­cen­ci­a­men­to e ins­ta­la­ção do Cen­tro Lo­gís­ti­co Cam­po Gran­de, em área de Mata Atlân­ti­ca de San­to An­dré, pró­xi­ma a Pa­ra­na­pi­a­ca­ba.

A juí­za Da­ni­e­le Machado To­le­do aco­lheu par­ci­al­men­te pe­di­do de ação ci­vil pú­bli­ca mo­vi­da pe­lo ad­vo­ga­do e am­bi­en­ta­lis­ta Vir­gí­lio Al­ci­des de Fa­ri­as. Ela con­si­de­rou nu­la as audiências pú­bli­cas re­a­li­za­das no fim do ano pas­sa­do e os al­va­rás de uso de so­lo ex­pe­di­dos até ago­ra por pre­fei­tu­ra e go­ver­no do es­ta­do. Mas re­jei­tou a so­li­ci­ta­ção de im­pro­bi­da­de ad­mi­nis­tra­ti­va do pre­fei­to Pau­li­nho Ser­ra e de seu en­tão se­cre­tá­rio de Meio Am­bi­en­te e atu­al su­pe­rin­ten­den­te do Nú­cleo de Apoio Go­ver­na­men­tal, Do­ni­ze­te Pe­rei­ra.

Na de­ci­são, Da­ni­e­le anu­la audiências e al­va­rás por en­ten­der que fo­ram re­a­li­za

das e emi­ti­dos an­tes da re­vo­ga­ção de ar­ti­go da Lu­ops (Lei de Uso e Ocu­pa­ção do So­lo) que au­to­ri­za­va a ins­ta­la­ção de em­pre­en­di­men­to lo­gís­ti­cos na área.

A Câ­ma­ra apro­vou em no­vem­bro do ano pas­sa­do pro­pos­ta do Exe­cu­ti­vo pa­ra der­ru­bar o ar­ti­go. Ele ha­via si­do in­se­ri­do na Lu­ops em 2016 por Do­ni­ze­ti Pe­rei­ra quan­do ele ocu­pa­va o car­go de ve­re­a­dor. Am­bi­en­ta­lis­tas con­si­de­ra­vam o ar­ti­go, que per­mi­tia a ins­ta­la­ção de em­pre­sas e cen­tro de lo­gís­ti­ca na Zo­na Tu­rís­ti­ca de Pa­ra­na­pi­a­ca­ba, co­mo uma ma­no­bra pa­ra a ins­ta­la­ção do Cam­po Gran­de.

“A re­vo­ga­ção da le­gis­la­ção per­ti­nen­te uti­li­za­da co­mo fun­da­men­to le­gal pa­ra vi­a­bi­li­zar o li­cen­ci­a­men­to am­bi­en­tal tem, co­mo de­cor­rên­cia ló­gi­ca, a ex­tin­ção do pró­prio pro­ce­di­men­to ad­mi­nis­tra­ti­vo a ela vin­cu­la­do”, afir­ma a juí­za em sua de­ci­são. So­bre os pe­di­dos de im­pro­bi­da­de, a juí­za afir­ma que não po­de ser con­ce­di­da em ação ci­vil pú­bli­ca.

O Cen­tro Lo­gís­ti­co Cam­po Gran­de dis­se on­tem que vai re­cor­rer da de­ci­são e que o pro­je­to sem­pre res­pei­tou os trâ­mi­tes le­gais de li­cen­ci­a­men­to. Pre­fei­tu­ra e go­ver­no do es­ta­do in­for­ma­ram que não ha­vi­am si­do no­ti­fi­ca­dos até on­tem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.