Cli­ma. IPCC pre­vê oce­a­nos mais quen­tes e bai­xo oxi­gê­nio

Metro Brazil (ABC) - - MUNDO -

O IPCC ( Pai­nel In­ter­go­ver­na­men­tal so­bre as Al­te­ra­ções Cli­má­ti­cas), cri­a­do pe­la ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das), apre­sen­tou on­tem um re­la­tó­rio de­di­ca­do aos efei­tos das al­te­ra­ções cli­má­ti­cas nos oce­a­nos e nas mas­sas de ge­lo per­ma­nen­tes da Ter­ra. A de­vas­ta­ção dos ma­res e das re­giões ge­la­das de­vi­do às al­te­ra­ções cli­má­ti­cas é o gran­de pro­ble­ma apon­ta­do no do­cu­men­to.

Du­ran­te es­te sé­cu­lo, os oce­a­nos po­de­rão so­frer al­te­ra­ções “sem pre­ce­den­tes”, com tem­pe­ra­tu­ras mais al­tas, água mais áci­da, me­nos oxi­gê­nio e con­di­ções al­te­ra­das de pro­du­ção de re­cur­sos, afir­mam os ci­en­tis­tas.

O ge­lo das re­giões ge­la­das, co­mo o Ár­ti­co, por exem­plo, es­tão der­re­ten­do a um rit­mo nun­ca an­tes re­gis­tra­do, e, em con­sequên­cia, o ní­vel dos oce­a­nos es­tá su­bin­do, pon­do em ris­co a vi­da de mi­lhões de pes­so­as, ad­ver­tem os ci­en­tis­tas no do­cu­men­to.

Os ci­en­tis­tas es­ti­mam que o ní­vel dos oce­a­nos de­ve­rá su­bir vá­ri­os cen­tí­me­tros por ano a par­tir da­qui a cem anos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.