HELENA SATO

Di­re­to­ra de Imu­ni­za­ção da Se­cre­ta­ria Es­ta­du­al da Saú­de con­ver­sou com o Me­tro Jor­nal

Metro Brasil (ABC) - - BRASIL - FA­BÍO­LA SALANI

To­das as pes­so­as do pú­bli­co-al­vo de­vem ir aos pos­tos, até as que já se va­ci­na­ram?

Nos­sa ori­en­ta­ção é: por fa­vor, to­dos le­vem seus fi­lhos e a car­tei­ra de va­ci­na­ção, por­que se­rá a opor­tu­ni­da­de de atu­a­li­zar o es­que­ma de imu­ni­za­ção pa­ra sa­ram­po. Se dis­ser­mos “com­pa­re­çam ao pos­to só aque­les que es­ti­ve­rem va­ci­na em atra­so”, a pes­soa po­de fi­car em dú­vi­da e não ir.

E os que têm de 20 a 29 anos e não têm a car­tei­ra?

A cam­pa­nha fo­ca na fai­xa etá­ria que te­ve me­nos pos­si­bi­li­da­de de tomar a se­gun­da do­se e que es­tá com con­cen­tra­ção mai­or de ca­sos. Se a pes­soa não ti­ver a car­tei­ra, vá mes­mo as­sim, pois va­mos apli­car a do­se e dar a car­tei­ra.

Mães que ti­ve­ram be­bê e não es­ta­vam va­ci­na­das po­dem tomar a do­se?

A mu­lher po­de ser va­ci­na­da no pu­er­pé­rio (pe­río­do 45 di­as após o par­to), não há con­train­di­ca­ção.

Quem não de­ve tomar?

Além das grá­vi­das, as pes­so­as imu­no­de­pri­mi­das, co­mo por exem­plo as que es­tão fa­zen­do qui­mi­o­te­ra­pia ou ra­di­o­te­ra­pia. Mas é im­por­tan­te des­ta­car as fal­sas con­train­di­ca­ções. São al­guns ca­sos em que a pes­soa pen­sa que não po­de ser va­ci­na­da, mas ela po­de. Quem es­tá to­man­do an­ti­bió­ti­co, por exem­plo, po­de tomar a va­ci­na nor­mal­men­te. Tomar o cor­ti­coi­de ina­la­tó­rio, usa­do por quem tem as­ma, tam­bém não é con­train­di­ca­ção. Ain­da po­dem tomar pes­so­as que es­tão com res­fri­a­do, di­ar­reia e in­fec­ções de pele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.