Go­ver­no ten­ta evi­tar au­men­to de pre­ços

Metro Brasil (ABC) - - ECONOMIA -

O go­ver­no do Equador re­a­li­zou ope­ra­ções de con­tro­le pa­ra evi­tar o au­men­to dos pre­ços em pro­du­tos bá­si­cos após me­di­das de aus­te­ri­da­de do pre­si­den­te Le­nin Mo­re­no, em meio a um pro­tes­to in­dí­ge­na que blo­que­ou vá­ri­as es­tra­das.

As ma­ni­fes­ta­ções, que co­me­ça­ram na úl­ti­ma quin­ta-fei­ra, se tor­na­ram um de­sa­fio pa­ra o go­ver­no Mo­re­no, que de­ci­diu eli­mi­nar o sub­sí­dio ao di­e­sel e ga­so­li­na ex­tra – em vi­gor há dé­ca­das – na ten­ta­ti­va de re­du­zir um dé­fi­cit fis­cal vo­lu­mo­so.

O pro­tes­to dos in­dí­ge­nas man­te­ve vá­ri­as es­tra­das do país fe­cha­das pe­lo segundo dia con­se­cu­ti­vo, cau­san­do pro­ble­mas na dis­tri­bui­ção de com­bus­tí­veis e ge­ran­do es­pe­cu­la­ções sobre os pre­ços dos pro­du­tos de con­su­mo em mas­sa. Os agen­tes dei­xa­ram dois de­ti­dos em Qui­to e ou­tras se­te pes­so­as pre­sas em Gu­ai­a­quil por acu­sa­ções de es­pe­cu­la­ção com pre­ços.

O Mi­nis­té­rio da Agri­cul­tu­ra es­ta­be­le­ceu uma ta­be­la de pre­ços ofi­ci­al pa­ra vá­ri­os pro­du­tos, co­mo ar­roz, ce­bo­la ba­na­na ovos en­tre ou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.