Ter con­ta em dó­lar po­de es­tar pró­xi­mo

Banco Central en­via pro­je­to que abre pos­si­bi­li­da­de pa­ra pes­soa fí­si­ca

Metro Brasil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O Banco Central en­vi­ou ao Con­gres­so um pro­je­to de lei pa­ra mo­der­ni­za­ção do mer­ca­do de câm­bio que abre ca­mi­nho pa­ra que pes­so­as fí­si­cas e em­pre­sas se­jam ti­tu­la­res de con­tas em mo­e­da es­tran­gei­ra no Bra­sil. Se­gun­do o BC, a pro­pos­ta con­so­li­da em lei úni­ca mais de 40 dis­po­si­ti­vos edi­ta­dos des­de 1920.

Se­gun­do o di­re­tor de re­gu­la­ção do Banco Central, Ota­vio Da­ma­so, a pos­si­bi­li­da­de de em­pre­sas e fa­mí­li­as abri­rem con­tas em mo­e­da es­tran­gei­ra não é o pon­to mais im­por­tan­te do pro­je­to. Ele lem­bra que ho­je já é per­mi­ti­do que al­gu­mas em­pre­sas te­nham con­tas em dó­lar no país, co­mo em­pre­sas de pe­tró­leo, ad­mi­nis­tra­do­ras de car­tões de cré­di­to, se­gu­ra­do­ras e em­bai­xa­das.

“Um dos ob­je­ti­vos do pro­je­to é a con­ver­si­bi­li­da­de do re­al e, com o pas­sar do tem­po, al­guns seg­men­tos tam­bém po­de­rão ter con­ta em mo­e­da es­tran­gei­ra”, ex­pli­cou.

“[A pro­pos­ta do BC] é mui­to im­por­tan­te, mo­der­ni­za­ção de uma lei mui­to an­ti­ga, va­mos dar ce­le­ri­da­de a es­se pro­je­to”

PRE­SI­DEN­TE DA C­MA­RA DOS DE­PU­TA­DOS, RO­DRI­GO MAIA (DEM-RJ)

Se­gun­do Da­ma­so, a li­be­ra­ção de con­tas em mo­e­da es­tran­gei­ra pa­ra pes­so­as fí­si­cas ain­da de­man­da­ria uma re­gu­la­ção es­pe­cí­fi­ca. “No fu­tu­ro, sob cer­tas cir­cuns­tân­ci­as, po­de ser li­be­ra­do”, afir­ma.

A pro­pos­ta do no­vo mar­co cam­bi­al pos­si­bi­li­ta­rá ain­da ino­va­ções e a en­tra­da de fin­te­chs tam­bém nas ope­ra­ções com mo­e­das es­tran­gei­ras. “A par­tir do pro­je­to, po­de­re­mos sim­pli­fi­car e des­bu­ro­cra­ti­zar re­gras cam­bi­ais, que ho­je são com­ple­xas”, re­for­çou o di­re­tor do BC.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.