Trump sai da Sí­ria e põe cur­dos em ris­co

Ali­a­dos dos EUA na guer­ra ago­ra te­mem en­fren­tar ofen­si­va tur­ca

Metro Brazil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Os EUA anun­ci­a­ram na noi­te do úl­ti­mo do­min­go a re­ti­ra­da de su­as tro­pas do nor­des­te da Sí­ria, ter­ri­tó­rio ocu­pa­do ho­je pe­los cur­dos. “Va­mos lu­tar on­de for em nos­so be­ne­fí­cio e ape­nas pa­ra vencer”, dis­se Trump. Se­gun­do ele, a de­ci­são foi to­ma­da pa­ra ti­rar os EUA de “ri­dí­cu­las guer­ras sem fim, mui­tas das quais são tri­bais”.

A me­di­da dei­xa os cur­dos à pró­pria sor­te pa­ra li­dar com a Tur­quia. Os cur­dos sí­ri­os fo­ram os prin­ci­pais ali­a­dos dos EUA na guer­ra con­tra o EI (Es­ta­do Is­lâ­mi­co), re­ce­ben­do trei­na­men­to e ar­mas dos EUA.

O ob­je­ti­vo da Tur­quia é to­mar os ter­ri­tó­ri­os con­tro­la­dos pe­los cur­dos sí­ri­os e es­ta­be­le­cer uma “zo­na de se­gu­ran­ça” en­tre a fron­tei­ra dos dois paí­ses. Es­se cor­re­dor te­ria cer­ca de 30 quilô­me­tros de lar­gu­ra e 400 quilô­me­tros de ex­ten­são e abri­ga­ria os re­fu­gi­a­dos sí­ri­os que o pre­si­den­te tur­co Re­cep Tayyip Er­do­gan quer de­vol­ver à Sí­ria.

De acor­do com Er­do­gan, a in­va­são tur­ca po­de co­me­çar “a qual­quer mo­men­to”. “É ab­so­lu­ta­men­te im­pos­sí­vel pa­ra nós to­le­rar no­vas ame­a­ças des­ses gru­pos ter­ro­ris­tas”, dis­se o pre­si­den­te tur­co.

As SDF (For­ças De­mo­crá­ti­cas da Sí­ria), co­a­li­zão cur­da que com­ba­teu o EI, dis­se­ram que es­tão pron­tas a de­fen­der a re­gião. “A de­ci­são dos EUA foi uma sur­pre­sa, e po­de­mos di­zer que foi uma fa­ca­da pe­las cos­tas”, afir­mou um por­ta-voz do gru­po.

“Se­gu­rei es­sa bri­ga por qua­se três anos, mas é ho­ra de nos ti­rar des­sas ri­dí­cu­las guer­ras sem fim”

DO­NALD TRUMP, PRE­SI­DEN­TE DOS EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.