Fo­me de tu­do

Uma das prin­ci­pais atra­ções do Ba­la­cla­va Fest, no do­min­go, El­za So­a­res lan­ça seu no­vo dis­co, ‘Pla­ne­ta Fo­me’, um tra­ba­lho que can­ta o mo­men­to do Bra­sil

Metro Brazil (ABC) - - CULTURA - PAU­LO BORGIA ME­TRO SÃO PAU­LO

In­can­sá­vel, cheia de von­ta­de pa­ra cantar um des­gas­tan­te Bra­sil que tan­to ama. El­za So­a­res gos­ta­ria de fa­zer de­cla­ra­ções mais fe­li­zes a seu país, mas pa­ra ela, o mo­men­to é de pro­tes­tar e es­se é o tom de seu mais no­vo tra­ba­lho, “Pla­ne­ta Fo­me”, re­cém-lan­ça­do, e que se­rá apre­sen­ta­do no do­min­go, den­tro do Ba­la­cla­va Fest (ve­ja ao la­do).

Após dois dis­cos de mui­to su­ces­so ao la­do do pro­du­tor Gui­lher­me Kas­trup, El­za es­co­lheu des­sa vez Ra­fa­el Ra­mos pa­ra aju­dá-la a em­ba­lar as 12 fai­xas de seu no­vo tra­ba­lho. Mu­si­cal­men­te, as fai­xas são me­nos rock e mais am­pli­fi­ca­das em rit­mos. Nas le­tras, a re­vol­ta por um lu­gar me­lhor pa­ra se vi­ver. “Fi­co tris­te por ain­da ter que cantar so­bre is­so… Es­se país tão ma­ra­vi­lho­so e acolhedor, um país de amor. E ve­jo to­dos ca­la­dos, acei­tan­do tu­do de ruim de bo­ca aber­ta. Aon­de va­mos pa­ra com is­so? Mas tam­bém fi­co con­ten­te por Deus ter me da­do es­sa voz e o di­rei­to de po­der fa­lar al­gu­ma coi­sa, ain­da”, con­ta a can­to­ra.

Ime­di­a­ta­men­te ela re­lem­bra “Com­por­ta­men­to Ge­ral”, lan­ça­da por Gon­za­gui­nha em 1973 e que aqui

ga­nha uma ver­são reg­gae. “Vi­ve­mos a mes­ma coi­sa da­que­la épo­ca. Tal­vez pi­or, por­que o po­vo es­tá ca­la­do. Na­que­la épo­ca es­tá­va­mos na rua”, en­fa­ti­za, can­tan­do os ver­sos clás­si­cos: “Vo­cê me­re­ce/vo­cê me­re­ce/Tu­do vai bem, tu­do le­gal”.

Meu so­nho é cantar um país com saú­de e não um país do­en­te. Um lu­gar com

edu­ca­ção, que for­me ci­da­dãos. Is­so, mas sem so­nho. Que­ro cantar a re­al”, diz.

O dis­co ain­da con­ta com ou­tra mú­si­ca de Gon­za­gui­nha, “Pe­que­na Memória Pa­ra Um wTem­po Sem Memória”, “Bra­sis”, de Seu Jor­ge, e al­gu­mas par­ti­ci­pa­ções, co­mo BNe­gão, em “Blá Blá Blá”.

O show de “Pla­ne­ta Fo­me” foi lan­ça­do no Rock in Rio na úl­ti­ma se­ma­na e a apre­sen­ta­ção do pró­xi­mo do­min­go de­ve ser ba­se­a­do no no­vo pro­je­to, mas com des­ta­que tam­bém pa­ra “A Mu­lher do Fim do Mun­do” (2015) e “Deus É Mu­lher” (2018).

| JOR­GE HELY/FO­LHA­PRESS

El­za fez o pri­mei­ro show de ‘Pla­ne­ta Fo­me’ no Rock in Rio des­te ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.