BEN KA­PLAN

Pro­fes­sor de His­tó­ria Ho­lan­de­sa na Uni­ver­sity Col­le­ge de Lon­dres, Rei­no Uni­do

Metro Brazil (ABC) - - MUNDO -

Por que a Ho­lan­da quer mu­dar pa­ra Paí­ses Bai­xos?

A ri­gor, Ho­lan­da é o no­me de ape­nas uma par­te do país. Na Era de Ou­ro ho­lan­de­sa, de pin­to­res co­mo Rem­brandt e Ver­me­er, a Ho­lan­da era uma das se­te pro­vín­ci­as que com­pu­nham as “Pro­vín­ci­as Uni­das dos Paí­ses Bai­xos”, tam­bém co­nhe­ci­da co­mo Re­pú­bli­ca Ho­lan­de­sa. No en­tan­to, a Ho­lan­da era de lon­ge a mais ri­ca, po­pu­lo­sa e po­li­ti­ca­men­te po­de­ro­sa das pro­vín­ci­as, com o cen­tro co­mer­ci­al mais im­por­tan­te, Ams­ter­dã, e a se­de do go­ver­no, Haia. Co­mo re­sul­ta­do, ela do­mi­nou com­ple­ta­men­te o país. Mes­mo as­sim, al­guns es­tran­gei­ros cha­ma­vam co­lo­qui­al­men­te o país de “Ho­lan­da”, as­sim co­mo se re­fe­ri­am à Bél­gi­ca co­mo “Flan­dres”, por cau­sa de uma de su­as pro­vín­ci­as.

Quais po­de­ri­am ser as con­sequên­ci­as des­sa mu­dan­ça?

O pro­ble­ma é que a Ho­lan­da é mui­to mais do que es­sa pro­vín­cia (ou me­lhor, du­as, já que a Ho­lan­da do Nor­te e a Ho­lan­da do Sul es­tão ago­ra se­pa­ra­das pa­ra fins go­ver­na­men­tais). Ze­lân­dia, Frí­sia e as ou­tras pro­vín­ci­as têm per­so­na­gens e his­tó­ri­as mui­to di­fe­ren­tes.

Se­rá bom pa­ra o tu­ris­mo?

Os tu­ris­tas di­zem que não há na­da mais a vi­si­tar no país além do que es­tá na Ho­lan­da, ou pi­or, em Ams­ter­dã. Is­so cria não ape­nas uma vi­são es­trei­ta e dis­tor­ci­da do país, mas tam­bém um de­se­qui­lí­brio econô­mi­co, com os be­ne­fí­ci­os e en­car­gos do tu­ris­mo atin­gin­do uma úni­ca região. Ao mu­dar o no­me do país pa­ra Paí­ses Bai­xos, o go­ver­no ho­lan­dês es­pe­ra ali­vi­ar al­guns dos pro­ble­mas que o tu­ris­mo traz, prin­ci­pal­men­te a su­per­lo­ta­ção em Ams­ter­dã, e in­cen­ti­var os es­tran­gei­ros a vi­si­tar ou­tros lu­ga­res.

Há ou­tro exem­plo de mu­dan­ça de no­me de um país?

Sim, por exem­plo, Bir­mâ­nia pas­sou a ser Myan­mar.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.