Ges­to­res co­me­çam a dar pon­tos aos con­su­mi­do­res

Qua­tro em­pre­sas são au­to­ri­za­das a ela­bo­rar es­co­re pa­ra bons (e maus) pa­ga­do­res; quem qui­ser po­de sair de­le

Metro Brazil (ABC) - - ECONOMIA - Leia mais no

O BC ( Ban­co Cen­tral) re­gis­trou as pri­mei­ras qua­tro em­pre­sas ges­to­ras de ban­co de da­dos que vi­a­bi­li­za­rão o fun­ci­o­na­men­to do Ca­das­tro Po­si­ti­vo de cli­en­tes do sis­te­ma fi­nan­cei­ro, em vi­gor des­de ju­lho pas­sa­do. Se­ra­sa, Qu­od Ges­to­ra de In­te­li­gên­cia de Cré­di­to, Boa Vis­ta Ser­vi­ços e CNDL ( Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas) se­rão res­pon­sá­veis pe­las informaçõe­s de pa­ga­men­to dos con­su­mi­do­res.

Es­sa era a úl­ti­ma me­di­da que fal­ta­va pa­ra que os ges­to­res pas­sas­sem a re­ce­ber da­dos das ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras. Até ago­ra, po­rém, ne­nhum da­do foi tro­ca­do en­tre as duas par­tes.

De pos­se des­ses da­dos e informaçõe­s, eles es­ta­be­le­ce­rão uma no­ta de cré­di­to ( es­co­re) pa­ra ca­da con­su­mi­dor, de­fi­ni­da de acor­do com o pa­ga­men­to de su­as con­tas de ope­ra­ções de cré­di­to, como em­prés­ti­mos ban­cá­ri­os, fi­nan­ci­a­men­tos imo­bi­liá­ri­os e car­tão de cré­di­to, e de ser­vi­ços con­ti­nu­a­dos, como pa­ga­men­to de luz e água.

O bom pa­ga­dor te­rá um es­co­re mais al­to, e es­sa pon­tu­a­ção po­de­rá ser con­si­de­ra­da pe­las ins­ti­tui­ções fi­nan­cei­ras em even­tu­ais con­ces­sões de cré­di­to. Ve­ja no qua­dro ao la­do de­ta­lhes de como fun­ci­o­na o Ca­das­tro Po­si­ti­vo.

“Os ges­to­res te­rão a res­pon­sa­bi­li­da­de de guar­dar e or­ga­ni­zar as informaçõe­s dos con­su­mi­do­res”

JOÃO MANOEL P. DE MELLO, DI­RE­TOR DO BC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.