Bar­rei­ras não fun­ci­o­nam em Ser­gi­pe

Metro Brazil (ABC) - - BRASIL -

A ideia de ins­ta­lar bar­rei­ras de con­ten­ção pa­ra re­ter o óleo no li­to­ral de Ser­gi­pe não está dan­do re­sul­ta­do. Es­tru­tu­ras ins­ta­la­das em al­guns lo­cais do li­to­ral fo­ram le­va­das pe­la água. A ten­ta­ti­va ago­ra é re­po­si­ci­o­nar as ins­ta­la­ções.

O go­ver­no já ti­nha afir­ma­do que a me­di­da po­de­ria não dar cer­to. O Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral no Ma­ra­nhão aci­o­nou a Jus­ti­ça, exi­gin­do a ins­ta­la­ção do equi­pa­men­to em 48 ho­ras, sob ris­co de mul­ta diá­ria de R$ 100 mil.

Na se­gun­da-fei­ra, o mi­nis­tro do Meio Am­bi­en­te, Ri­car­do Sal­les, dis­se que o go­ver­no fe­de­ral cum­pri­ria a de­ci­são da Jus­ti­ça Fe­de­ral em Ser­gi­pe e que fa­ria a ins­ta­la­ção das bar­rei­ras nos ri­os São Fran­cis­co, Ja­pa­ra­tu­ba, Ser­gi­pe, Re­al e Va­za Bar­ris.

On­tem, no en­tan­to, a for­ça da água aca­bou le­van­do al­gu­mas es­tru­tu­ras. O Iba­ma in­for­mou que es­sas bar­rei­ras de con­ten­ção são efi­ca­zes em cor­ren­tes com ve­lo­ci­da­des de até um nó. A va­zão dos ri­os, no en­tan­to, é mui­to su­pe­ri­or a es­sa ca­pa­ci­da­de.

| RAUL SPINASSÉ/FOLHAPRESS

Óleo pre­ju­di­ca pes­ca em área de Ara­ca­ju

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.