Mer­ca­do imo­bi­liá­rio se aque­ce no ABC

No 1º se­mes­tre do ano, lan­ça­men­tos têm al­ta de 98% na re­gião

Metro Brazil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O ABC te­ve um cres­ci­men­to de 98% na quan­ti­da­de de lan­ça­men­tos de imó­veis no pri­mei­ro se­mes­tre des­te ano em com­pa­ra­ção com o mes­mo pe­río­do de 2018. Por ou­tro la­do, o nú­me­ro de uni­da­des ven­di­das caiu 47%. Os da­dos, que in­clu­em São Ber­nar­do, San­to An­dré, São Caetano, Di­a­de­ma e Mauá, são da ACIGABC (As­so­ci­a­ção das Cons­tru­to­ras, Imo­bi­liá­ri­as e ad­mi­nis­tra­do­ras do Gran­de ABC).

En­tre ja­nei­ro e ju­nho de 2019, o mer­ca­do imo­bi­liá­rio da re­gião co­lo­cou à ven­da 1.062 imó­veis, en­quan­to no ano pas­sa­do fo­ram 536 (con­fi­ra de­ta­lhes ao la­do). De acor­do com o presidente da ACIGABC, Mar­cus San­ta­gui­ta, os nú­me­ros re­fle­tem uma re­cu­pe­ra­ção na con­fi­an­ça dos em­pre­sá­ri­os.

“Há mui­to tem­po es­ta­mos com uma in­se­gu­ran­ça gran­de no se­tor. Mas es­ses da­dos mos­tram que, aos pou­cos, a con­fi­an­ça es­tá vol­tan­do. A Lei do Dis­tra­to (de 2018, que re­gu­la­men­tou o dis­tra­to imo­bi­liá­rio) tam­bém trou­xe mai­or se­gu­ran­ça ju­rí­di­ca con­tra pre­juí­zos”, afir­mou.

San­to An­dré pra­ti­ca­men­te pu­xou so­zi­nha o au­men­to no ABC. O nú­me­ro de lan­ça­men­tos na ci­da­de pas­sou de 272 para 908. San­ta­gui­ta ava­lia que as regras para cons­tru­ção no mu­ni­cí­pio são o prin­ci­pal fa­tor para ex­pli­car os da­dos. “As leis são mais ade­qua­das. Por exem­plo, em San­to An­dré é pos­sí­vel cons­truir um nú­me­ro mai­or de uni­da­des por ter­re­no, di­fe­ren­te de São Ber­nar­do e São Caetano.”

Que­da nas ven­das

Re­fe­ren­te à di­mi­nui­ção na co­mer­ci­a­li­za­ção, San­ta­gui­ta afir­ma que a fal­ta de uni­da­des em es­to­que foi o mo­ti­vo para a que­da. “Atu­al­men­te, es­ta­mos com 1.900 uni­da­des no ABC in­tei­ro, en­quan­to o es­to­que mé­dio é de 4.000. Além da cri­se, a fal­ta de cons­tru­ções tam­bém aju­da na re­du­ção”, dis­se.

FONTE: ACIGABC/SE­CO­VI-SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.