Chi­le. Pe­la paz nas ru­as, Piñe­ra con­ge­la ener­gia

Metro Brasil (ABC) - - MUNDO -

O pre­si­den­te do Chi­le, Se­bas­ti­an Piñe­ra, anun­ci­ou on­tem no­vas me­di­das pa­ra con­ter os pro­tes­tos no país, ini­ci­a­do há uma se­ma­na. En­tre elas es­tão o re­la­xa­men­to do to­que de re­co­lher em San­ti­a­go, o con­ge­la­men­to da ta­ri­fa de ener­gia elé­tri­ca e um con­vi­te à Al­ta Comissária pa­ra Di­rei­tos Hu­ma­nos da ONU, Mi­chel­le Ba­che­let, pa­ra vi­si­tar o país e ana­li­sar pos­sí­veis vi­o­la­ções ocor­ri­das na re­pres­são aos pro­tes­tos.

Ba­che­let, que foi pre­si­den­te do Chi­le an­tes de Piñe­ra e per­ten­cia à opo­si­ção, acei­tou o con­vi­te e man­dou uma equi­pe ao país. Ao me­nos 18 pes­so­as mor­re­ram, en­tre elas uma cri­an­ça, des­de o co­me­ço dos pro­tes­tos no dia 18, quan­do o go­ver­no anun­ci­ou um au­men­to equi­va­len­te a R$ 0,17 na ta­ri­fa do me­trô de San­ti­a­go. Nos di­as que se se­gui­ram, os pro­tes­tos evo­luí­ram pa­ra quei­xas con­tra o sis­te­ma pre­vi­den­ciá­rio, a jor­na­da de tra­ba­lho e o al­to cus­to de vi­da.

Pa­ra con­tor­nar a si­tu­a­ção, Piñe­ra ce­deu e anun­ci­ou a cri­a­ção de um sis­te­ma de ren­da uni­ver­sal de cer­ca de R$ 2 mil, o au­men­to do be­ne­fí­cio pa­ra ido­sos e me­lho­res con­di­ções pa­ra com­pra de me­di­ca­men­tos.

O pre­si­den­te ad­mi­tiu que a sé­rie de me­di­das anun­ci­a­das não re­sol­ve­rá o gra­ve pro­ble­ma de de­si­gual­da­de so­ci­al exis­ten­te ho­je no Chi­le, mas ava­li­ou que os ru­mos que pre­ten­de to­mar após a on­da de pro­tes­tos são ade­qua­dos.

“Sa­be­mos que é um alí­vio im­por­tan­te que me­lho­ra­rá a qua­li­da­de de vi­da da po­pu­la­ção”, dis­se on­tem Piñe­ra. “Mas is­so vai re­que­rer um es­for­ço enor­me do es­ta­do, com re­dis­tri­bui­ção or­ça­men­tá­ria e al­guns sa­cri­fí­ci­os.”

| M.H./GETTY IMAGES

Ma­ni­fes­tan­tes vol­ta­ram on­tem a pro­tes­tar em San­ti­a­go

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.