A vol­ta do pe­ro­nis­mo

Elei­to­res ex­te­nu­a­dos pe­la cri­se dão no­va chan­ce a gru­po de Cris­ti­na Kir­ch­ner

Metro Brasil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Al­ber­to Fer­nán­dez e Cris­ti­na Kir­ch­ner são elei­tos no 1º tur­no na Ar­gen­ti­na

O can­di­da­to Al­ber­to Fer­nán­dez e sua vi­ce, a ex-pre­si­den­te Cris­ti­na Kir­ch­ner, fo­ram elei­tos em pri­mei­ro tur­no nas elei­ções ar­gen­ti­nas de on­tem. Se­gun­do a au­to­ri­da­de elei­to­ral do país, com 90% dos vo­tos apu­ra­dos, Fer­nán­dez ti­nha 47,6% dos vo­tos, contra 40,8% de Mau­rí­cio Ma­cri.

Fer­nán­dez nun­ca ocu­pou car­go ma­jo­ri­tá­rio. Ele é um di­ri­gen­te pe­ro­nis­ta e foi es­co­lhi­do por Cris­ti­na Kir­ch­ner pa­ra li­de­rar a cha­pa em que ela se­ria vi­ce. Go­ver­na­rá um país em cri­se. A in­fla­ção des­te ano na Ar­gen­ti­na de­ve che­gar a 55%; 30% das pes­so­as vi­vem na po­bre­za, e os sem-te­to che­gam a qua­se 10% da po­pu­la­ção.

O pe­so argentino se des­va­lo­ri­zou 70% des­de ja­nei­ro de 2018, ano em que Ma­cri foi ao FMI (Fun­do Mo­ne­tá­rio In­ter­na­ci­o­nal) e re­ce­beu ajuda fi­nan­cei­ra de US$ 57 bi­lhões em troca de um pro­gra­ma de for­te ajus­te fis­cal.

Cris­ti­na não se­rá en­fei­te

Fer­nán­dez tam­bém en­fren­ta­rá um país di­vi­di­do e não tão ami­gá­vel. Pa­ra mui­tos ar­gen­ti­nos, o re­tor­no do pe­ro­nis­mo e do kir­ch­ne­ris­mo, com Cris­ti­na como vi­ce na Ca­sa Ro­sa­da, é uma ca­tás­tro­fe. Na Ar­gen­ti­na, o vi­ce-pre­si­den­te não é um sim­ples subs­ti­tu­to do pre­si­den­te em ca­so de vi­a­gem ou au­sên­cia, mas, sim, uma fi­gu­ra que pre­si­de as ses­sões do Se­na­do. Como vi­ce, Cris­ti­na Kir­ch­ner fi­ca­rá à fren­te de to­dos os de­ba­tes le­gis­la­ti­vos. A ce­rimô­nia de pos­se se­rá no pró­xi­mo dia 10 de de­zem­bro.

RICARDO CEPPI/GETTY IMA­GES

| GETTY IMA­GES E RE­DE SO­CI­AL

Elei­to­res de Fer­nán­dez (dest.) co­me­mo­ram vi­tó­ria

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.