Pes­ca de ca­ma­rões e la­gos­tas es­tá proi­bi­da até o fim do ano

Metro Brazil (ABC) - - BRASIL -

O go­ver­no fe­de­ral ofi­ci­a­li­zou on­tem a me­di­da que proí­be a pes­ca de ca­ma­rões e la­gos­tas em par­te do Nor­des­te até o fim do ano e ofe­re­ce in­de­ni­za­ção para os pes­ca­do­res.

O de­fe­so (que já ocor­re, mas ge­ral­men­te por con­ta do pe­río­do de reprodução dos ani­mais) foi am­pli­a­do ago­ra “em de­cor­rên­cia da gra­ve si­tu­a­ção am­bi­en­tal re­sul­tan­te de pro­vá­vel con­ta­mi­na­ção quí­mi­ca por der­ra­ma­men­to de óleo no li­to­ral”.

A pes­ca das la­gos­tas ver­me­lha e ver­de e ca­ma­rões ro­sa, bran­co e se­te-bar­bas es­tá proi­bi­da em par­tes do Nor­des­te por pe­río­dos que vão de 1º de no­vem­bro a 31 de de­zem­bro des­te ano.

Com a am­pli­a­ção do pe­río­do de de­fe­so, cer­ca de 60 mil pes­ca­do­res atin­gi­dos pe­lo de­sas­tre am­bi­en­tal po­de­rão re­ce­ber até du­as par­ce­las ex­tras do se­gu­ro (de um sa­lá­rio mí­ni­mo por mês).

As man­chas de pe­tró­leo cru co­me­ça­ram a sur­gir no li­to­ral do Nor­des­te no fim de agos­to e já afe­tam 268 pon­tos em 94 ci­da­des nos no­ve es­ta­dos da re­gião.

A Ma­ri­nha dis­se on­tem que o óleo es­tá vol­tan­do para prai­as de on­de já ha­via de­sa­pa­re­ci­do e que ain­da não sa­be a ori­gem da con­ta­mi­na­ção e nem se o der­ra­ma­men­to es­tá no co­me­ço, meio ou fim.

| JÚ­LIA ZAREMBA/FOLHAPRESS

Tra­ba­lho de lim­pe­za on­tem na ilha de Boi­pe­ba (BA)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.