POR QUE JA­NE FONDA VI­VE SEN­DO PRE­SA?

Metro Brazil (ABC) - - PUBLIMETRO -

Oi­ten­ta anos, dois Os­cars, 11 Glo­bos de Ou­ro e um Emmy. Ao lon­go de sua car­rei­ra, Ja­ne Fonda con­quis­tou um cur­rí­cu­lo in­ve­já­vel, que se es­ten­de por mais de 50 cré­di­tos co­mo atriz, ro­tei­ris­ta e pro­du­to­ra.

Nas úl­ti­mas se­ma­nas, po­rém, ela vi­rou tam­bém fi­gu­ri­nha ca­rim­ba­da nas de­le­ga­ci­as de Washing­ton, ca­pi­tal dos Es­ta­dos Uni­dos, após ser pre­sa por três sex­tas- fei­ras con­se­cu­ti­vas. E quem pen­sa que a ve­te­ra­na tem al­gu­ma ver­go­nha da no­va ex­pe­ri­ên­cia es­tá com­ple­ta­men­te en­ga­na­do: as pri­sões são par­te de seu pla­no para cha­mar aten­ção da po­pu­la­ção – e dos po­lí­ti­cos – para os pro­ble­mas do aque­ci­men­to glo­bal.

Uma das ide­a­li­za­do­ras do mo­vi­men­to Fi­re Drill Fri­day (“sex­tas- fei­ras de si­mu­la­ção de in­cên­dio”, em tra­du­ção li­vre), Fonda se mu­dou para a ca­pi­tal ame­ri­ca­na com o ob­je­ti­vo de par­ti­ci­par mais ati­va­men­te de mo­vi­men­tos po­lí­ti­cos na ci­da­de. Ins­pi­ra­da pe­la jo­vem ati­vis­ta Gre­ta Thun­berg, a atriz pas­sou a or­ga­ni­zar ocu­pa­ções em fren­te ao pré­dio do Ca­pi­tó­lio, se­de do se­na­do dos EUA, le­van­do a uma re­a­ção da po­lí­cia lo­cal.

Sua mis­são é ser pre­sa to­das as sex­tas- fei­ras até que o go­ver­no ame­ri­ca­no apro­ve o pla­no cha­ma­do Gre­en New De­al, pro­je­to que, en­tre ou­tras pro­pos­tas, vi­sa re­gu­la­men­tar a emis­são de po­lu­en­tes den­tro dos Es­ta­dos Uni­dos e, no lon­go pra­zo, ex­tin­guir o uso de com­bus­tí­veis fós­seis nos se­to­res de ener­gia e trans­por­te do país.

REPRODUÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.