Pa­rá ava­lia man­cha en­con­tra­da em praia

Metro Brasil (ABC) - - BRASIL -

O sur­gi­men­to de man­chas de óleo na praia do Ata­laia, na ci­da­de de Sa­li­nó­po­lis, no Pa­rá, tem mo­bi­li­za­do a Ma­ri­nha e o go­ver­no do es­ta­do pa­ra des­co­brir se a subs­tân­cia é a mes­ma que tem si­do en­con­tra­da no Nor­des­te.

A Ma­ri­nha in­for­mou que as man­chas fo­ram re­co­lhi­das pa­ra aná­li­se e que “não se po­de afir­mar que o ma­te­ri­al en­con­tra­do tem qual­quer re­la­ção com as ocor­rên­ci­as do li­to­ral do Nor­des­te”.

O go­ver­no do Pa­rá dis­se que es­tá mo­ni­to­ran­do a si­tu­a­ção des­de sá­ba­do e a se­cre­ta­ria de es­ta­do do Meio Am­bi­en­te afir­mou que uma das hi­pó­te­ses é de que o óleo po­de ter saí­do de uma pe­que­na em­bar­ca­ção. As in­for­ma­ção são do por­tal G1.

Em aler­ta

Até aqui, as man­chas de pe­tró­leo fo­ram de­tec­ta­das so­men­te em prai­as do Nor­des­te. Além do Pa­rá, no Nor­te, tam­bém os es­ta­dos do Es­pí­ri­to San­to e São Pau­lo, no Su­des­te, mo­ni­to­ram o seu li­to­ral.

O In­pe (Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Pes­qui­sas Es­pa­ci­ais), que só re­cen­te­men­te pas­sou a co­la­bo­rar com o co­mi­tê de cri­se so­bre a con­ta­mi­na­ção, afir­mou na sex­ta-fei­ra que exis­te pos­si­bi­li­da­de de que as man­chas al­can­cem o Es­pí­ri­to

San­to e o li­to­ral nor­te do Rio de Ja­nei­ro. No en­tan­to, ain­da de acor­do com o In­pe, um “em­bai­a­men­to” (pro­te­ção na­tu­ral) em Ca­bo Frio (RJ) de­ve­rá im­pe­dir que o óleo pas­se pa­ra o res­to do es­ta­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.