Cul­tu­ra. Pre­si­den­te da Fu­nar­te é exo­ne­ra­do

Metro Brasil (ABC) - - {CULTURA} -

O pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro exo­ne­rou on­tem o pi­a­nis­ta Mi­guel Pro­en­ça do pos­to de pre­si­den­te da Fu­nar­te (Fun­da­ção Na­ci­o­nal de Artes).

A de­mis­são, as­si­na­da pe­lo mi­nis­tro Onyx Lo­ren­zo­ni (Ca­sa Ci­vil), foi pu­bli­ca­da no Diá­rio Ofi­ci­al da União, e pe­gou Pro­en­ça de sur­pre­sa. Ele afir­mou es­tra­nhar que o ato te­nha si­do as­si­na­do por Lo­ren­zo­ni, em vez de Os­mar Ter­ra, da Ci­da­da­nia, área res­pon­sá­vel pe­la ges­tão da Cul­tu­ra.

Pa­ra o seu lu­gar, o prin­ci­pal co­ta­do é o atu­al di­re­tor do Cen­tro de Artes Cê­ni­cas, o dra­ma­tur­go Ro­ber­to Al­vim, de­fen­sor das po­lí­ti­cas cul­tu­rais de Bol­so­na­ro.

Po­lê­mi­ca

Em se­tem­bro, Al­vim usou as re­des so­ci­ais pa­ra cri­ti­car a atriz Fer­nan­da Mon­te­ne­gro, que ha­via po­sa­do pa­ra um en­saio da re­vis­ta “Qua­tro Cin­co Um”. Na oca­sião, a cha­mou de “men­ti­ro­sa” e dis­se que a des­pre­za­va.

Pro­en­ça co­men­tou on­tem que de­fen­der Fer­nan­da foi de­ter­mi­nan­te pa­ra a sua exo­ne­ra­ção. “Ir­ri­tou pro­fun­da­men­te. A pes­soa de­via es­tar con­tra­ri­a­da com ela. Não sei o porquê. Fui um dos pri­mei­ros a me ma­ni­fes­tar. Não pen­sei em po­lí­ti­ca, pen­sei em man­dar um abra­ço a uma ami­ga”, dis­se ele, sem ci­tar Al­vim.

| DIVULGAÇÃO

Pro­en­ça es­ta­va no car­go des­de fe­ve­rei­ro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.