FEIOS, SU­JOS E... MALVADOS?

PRE­MI­A­DO EM CAN­NES, ‘PA­RA­SI­TA’ MOS­TRA O CHO­QUE DE DU­AS FA­MÍ­LI­AS DE CLAS­SES DI­FE­REN­TES

Metro Brasil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Des­de seu pri­mei­ro fil­me, “Cão Que La­dra Não Mor­de” em 2000, o di­re­tor sul-co­re­a­no Bong Jo­on-Ho se pres­ta a des­fe­rir for­tes crí­ti­cas em re­la­ção à so­ci­e­da­de de seu país, e, so­bre­tu­do, ao con­tex­to em que o mun­do vem ca­mi­nhan­do. Em “Pa­ra­si­ta”, que es­treia ama­nhã nos ci­ne­mas, tais aná­li­ses che­gam dra­má­ti­cas.

Ven­ce­dor da Pal­ma de Ou­ro em Can­nes, a his­tó­ria das fa­mí­li­as Kim e Park po­de­ri­am ser con­ta­das em qual­quer país on­de as di­fe­ren­ças de clas­ses são avas­sa­la­do­ras e o ser hu­ma­no pre­ci­sa che­gar às úl­ti­mas con­sequên­ci­as pa­ra, ba­si­ca­men­te, so­bre­vi­ver.

Os Kim – pai, mãe, o fi­lho e a fi­lha – mo­ram em um mi­nús­cu­lo apar­ta­men­to no sub­so­lo, li­te­ral­men­te no ní­vel da rua e em for­te po­bre­za, jun­tan­do mo­e­das pa­ra co­mer após do­brar cai­xas e cai­xas de piz­za. A si­tu­a­ção co­me­ça a mu­dar quan­do o ga­ro­to é con­vi­da­do pa­ra ser pro­fes­sor de in­glês em uma man­são, um lu­gar es­pa­ço­so, ilu­mi­na­do e com verde pa­ra to­dos os la­dos. É a saí­da que o ra­paz en­con­tra pa­ra, de al­gum jei­to, ti­rar sua fa­mí­lia da mi­sé­ria.

Em pri­mei­ro mo­men­to, os qu­a­tro po­de­ri­am ser en­cai­xa­dos no con­cei­to de pa­ra­si­tis­mo, mas a tra­ma mos­tra que os pa­ra­si­tas são ou­tros.

“Ob­vi­a­men­te, não é um fil­me que de­pen­de ape­nas de uma gran­de re­vi­ra­vol­ta. É cla­ra­men­te di­fe­ren­te de, por exem­plo, um cer­to fil­me de Hollywo­od que co­lo­cou o pú­bli­co em um fre­ne­si de de­sâ­ni­mo e rai­va quan­do al­guém que aca­ba­ra de ver gri­tou no lobby: ‘Bru­ce Wil­lis é um fan­tas­ma’”, brin­cou Jo­on-Ho. Mas a sen­sa­ção de absurdo ao fi­nal, mes­mo di­an­te de si­tu­a­ções bi­zar­ras e di­ver­ti­das, é ine­vi­tá­vel.

Song Kang-ho em ce­na do fil­me do sul-co­re­a­no Bong Jo­on-ho

DIVULGAÇÃO

Ce­na do lon­ga, que fi­lo­so­fa so­bre di­fe­ren­ças de clas­ses e pa­ra­dig­ma de pa­ra­si­tis­mo so­ci­al

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.