Va­ci­na da gri­pe vem an­tes pa­ra cer­car o co­ro­na­ví­rus

Cam­pa­nha na­ci­o­nal de imu­ni­za­ção con­tra a gri­pe co­me­ça em 23 de mar­ço. Me­di­ca­ção só é efi­caz con­tra o ví­rus in­flu­en­za, mas pla­no do go­ver­no é fa­ci­li­tar o di­ag­nós­ti­co do co­vid-19 e ou­tras do­en­ças vi­rais em pes­so­as já va­ci­na­das e que apre­sen­tem sin­to­mas

Metro Brasil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

O Mi­nis­té­rio da Saú­de de­ci­diu an­te­ci­par pa­ra 23 de mar­ço a cam­pa­nha na­ci­o­nal de va­ci­na­ção con­tra a gri­pe, que co­me­ça­ria 13 de abril, por cau­sa do sur­to de co­vid-19, do­en­ça cau­sa­da pe­lo no­vo co­ro­na­ví­rus.

A do­se só imu­ni­za con­tra al­guns ti­pos de in­flu­en­za, cau­sa­dor da gri­pe, mas o mi­nis­té­rio ava­lia que a an­te­ci­pa­ção vai fa­ci­li­tar di­ag­nós­ti­cos e evi­tar au­men­to de do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as.

O mi­nis­tro da Saú­de, Luiz Hen­ri­que Man­det­ta, ex­pli­cou on­tem que quan­do um pa­ci­en­te com sin­to­mas de gri­pe é aten­di­do e in­for­ma que foi va­ci­na­do, ele aju­da o médico a ava­li­ar ou­tras vi­ro­ses que não aque­las cau­sa­das pe­los ví­rus con­tra os quais foi imu­ni­za­do. Se­rão 75 mi­lhões de do­ses, mai­or nú­me­ro da his­tó­ria.

A cam­pa­nha co­me­ça pa­ra ges­tan­tes, cri­an­ças com até 6 anos e puér­pe­ras e de­pois se­rá es­ten­di­da pa­ra pes­so­as aci­ma de 60 anos.

Ca­sos sus­pei­tos

O Mi­nis­té­rio da Saú­de anun­ci­ou on­tem que há 132 ca­sos sus­pei­tos de co­vid-19 sen­do mo­ni­to­ra­dos no Bra­sil. O país já tem um ca­so con­fir­ma­do, um ho­mem de 61 anos mo­ra­dor de São Pa­lo e que che­gou re­cen­te­men­te da Itália.

O mi­nis­tro Man­det­ta ex­pli­cou que a am­pli­a­ção de paí­ses com ca­sos con­fir­ma­dos ex­pan­de as áre­as sob mo­ni­to­ra­men­to e, as­sim, pa­ci­en­tes que ve­nham des­sas re­giões e apre­sen­tem sin­to­mas passam a ser mo­ni­to­ra­dos e ava­li­a­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.