De­pu­ta­dos vão dis­cu­tir res­pos­ta ao Executivo

Lí­de­res ar­ti­cu­lam po­si­ci­o­na­men­to após Con­gres­so ser cha­ma­do de ‘chan­ta­gis­ta’ por mi­nis­tro

Metro Brasil (ABC) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Lí­de­res na Câ­ma­ra vão se reu­nir na pró­xi­ma ter­ça-fei­ra, quan­do re­tor­nam do re­ces­so de Car­na­val, pa­ra ar­ti­cu­lar po­si­ci­o­na­men­to so­bre os re­cen­tes ata­ques do go­ver­no con­tra o Con­gres­so.

A cri­se en­tre os Po­de­res foi re­a­ber­ta se­ma­na pas­sa­da pe­lo mi­nis­tro Au­gus­to He­le­no (Ga­bi­ne­te de Se­gu­ran­ça Ins­ti­tu­ci­o­nal), que cha­mou os par­la­men­ta­res de “chan­ta­gis­tas” ao fa­lar das ne­go­ci­a­ções so­bre o Or­ça­men­to.

O em­ba­te ga­nhou mais um ele­men­to na ter­ça-fei­ra, de­pois que o pre­si­den­te Jair Bol­so­na­ro “apoi­ou” ma­ni­fes­ta­ções con­vo­ca­das pa­ra o pró­xi­mo dia 15 de mar­ço em fa­vor de seu go­ver­no e con­tra o Con­gres­so e o STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral).

Lí­der da mi­no­ria na Câ­ma­ra, a de­pu­ta­da Jan­di­ra Fegha­li (PC­doB-RJ) dis­se que as li­de­ran­ças se ar­ti­cu­lam pa­ra re­a­li­zar um “de­ba­te am­plo” que con­te com a pre­sen­ça de re­pre­sen­tan­tes de en­ti­da­des ci­vis, co­mo a OAB (Or­dem dos Ad­vo­ga­dos do Bra­sil) e as cen­trais sin­di­cais.

Im­pe­a­ch­ment

O de­ba­te de ter­ça tam­bém se­la­rá as con­ver­sas so­bre o di­re­ci­o­na­men­to pa­ra um pos­sí­vel pe­di­do de im­pe­a­ch­ment de Bol­so­na­ro, que ain­da não é con­si­de­ra­do de for­ma sé­ria pe­los par­la­men­ta­res, se­gun­do Jan­di­ra.

Lí­der da opo­si­ção, o de­pu­ta­do Ales­san­dro Mo­lon (PSB-RJ) dis­se que ain­da é ce­do pa­ra tra­tar das ações que se­rão to­ma­das. “Sair anun­ci­an­do me­di­das ou ado­tan­do ca­mi­nhos po­de pro­vo­car a de­su­nião da Ca­sa e de­mons­trar uma fal­ta de uni­da­de do Con­gres­so.”

Em even­to on­tem em Ma­dri, na Espanha, o pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ), co­men­tou so­bre pos­sí­veis pe­di­dos de im­pe­a­ch­ment que es­ta­ri­am sen­do dis­cu­ti­dos pe­lo PT e tam­bém pe­lo de­pu­ta­do Alexandre Fro­ta (PSDB-SP). “O que eu pos­so fa­zer? É um di­rei­to de­les”, dis­se Maia. Lí­der do par­ti­do na Câ­ma­ra, o de­pu­ta­do Enio Ver­ri (PT-PR) dis­se que o im­pe­a­ch­ment “ain­da não es­tá no ra­dar”.

“Is­so não é um pro­ble­ma da opo­si­ção, é um pro­ble­ma de to­dos que de­fen­dem a de­mo­cra­cia. Es­ta­mos cha­man­do to­dos os par­ti­dos da Ca­sa, mui­to além da opo­si­ção”

JAN­DI­RA FEGHA­LI (PC­DOB-RJ), DE­PU­TA­DA

FE­DE­RAL E LÍ­DER DA MI­NO­RIA NA C­MA­RA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.