Saú­de. Ain­da com câncer, Co­vas fa­rá imu­no­te­ra­pia

Metro Brasil (ABC) - - FOCO -

Di­ag­nos­ti­ca­do em no­vem­bro do ano pas­sa­do com câncer no sis­te­ma di­ges­ti­vo, o pre­fei­to Bru­no Co­vas ini­ci­ou anteontem um tra­ta­men­to al­ter­na­ti­vo à ci­rur­gia e com me­no­res efei­tos co­la­te­rais, a imu­no­te­ra­pia.

A de­ci­são veio após bióp­sia re­ve­lar cé­lu­las can­ce­rí­ge­nas na re­gião dos gân­gli­os lin­fá­ti­cos, ape­sar de oi­to ses­sões de qui­mi­o­te­ra­pia.

A imu­no­te­ra­pia é um tra­ta­men­to al­ter­na­ti­vo que es­ti­mu­la o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co por do­ses de me­di­ca­men­tos a ca­da três se­ma­nas e pos­si­bi­li­ta­rá que Co­vas re­to­me aos pou­cos ati­vi­da­des pú­bli­cas, que es­ta­vam ve­ta­das na pri­mei­ra fa­se do tra­ta­men­to. “A imu­no­te­ra­pia é mui­to mais tran­qui­la. Es­ta­mos aju­dan­do o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co de­le a com­ba­ter o tu­mor”, dis­se o in­fec­to­lo­gis­ta David Uip, da equi­pe que faz o tra­ta­men­to do pre­fei­to no hos­pi­tal Sí­rio-Li­ba­nês.

As in­fu­sões de imu­no­te­ra­pia du­ram cerca de 30 mi­nu­tos e não ne­ces­si­tam de in­ter­na­ção, ao con­trá­rio das ses­sões de qui­mi­o­te­ra­pia, que eram re­a­li­za­das no hos­pi­tal e du­ra­vam 30 ho­ras ca­da uma. Exa­mes de con­tro­le se­rão fei­tos a ca­da dois me­ses pa­ra acom­pa­nhar o com­por­ta­men­to da do­en­ça. Uip tam­bém afir­mou que a qui­mi­o­te­ra­pia te­ve bons re­sul­ta­dos, ape­sar de não o su­fi­ci­en­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.