Itália sob pres­são por co­ro­na­ví­rus

De­pois de Chi­na e Co­reia do Sul, am­bos na Ásia, país eu­ro­peu é o que vem re­gis­tran­do mai­or avan­ço da do­en­ça em to­do o mun­do, com 655 ca­sos e 17 mor­tes

Metro Brasil (ABC) - - ECONOMIA - Leia mais no me­tro­jor­nal.com.br

A lí­der da ex­tre­ma di­rei­ta na Fran­ça, Marine Le Pen, co­brou o fe­cha­men­to ime­di­a­to das fron­tei­ras fran­ce­sas com a Itália por cau­sa da epidemia do no­vo co­ro­na­ví­rus. Le Pen dis­se que a si­tu­a­ção no país vi­zi­nho es­tá “fo­ra de con­tro­le”. O pre­si­den­te da Fran­ça, Em­ma­nu­el Ma­cron, res­pon­deu com um sim­ples “não” quan­do foi qu­es­ti­o­na­do so­bre a co­bran­ça de Le Pen.

Com 655 in­fec­ta­dos e 17 mor­tos, a Itália es­tá no fo­co das aten­ções não ape­nas dos paí­ses que fa­zem fron­tei­ra com seu ter­ri­tó­rio, mas tam­bém de al­guns rin­cões. On­tem, a Au­to­ri­da­de de Imi­gra­ção de Is­ra­el re­cu­sou a en­tra­da no país de pas­sa­gei­ros vin­dos da pe­nín­su­la.

Se­gun­do o si­te Ynet, pe­lo me­nos 25 ci­da­dãos, sen­do 19 ita­li­a­nos e ou­tros es­tran­gei­ros, que es­ta­vam em um voo de Ber­ga­mo pre­ci­sa­ram re­tor­nar. Os is­ra­e­len­ses tam­bém bar­ra­ram ou­tros 23 pas­sa­gei­ros que de­sem­bar­ca­ram em Tel Aviv de um voo de Ve­ne­za, e ou­tros no­ve de um voo de Mi­lão.

Os con­tá­gi­os na Itália se con­cen­tram nas re­giões da Lom­bar­dia ( 403 ca­sos), do Vê­ne­to ( 111) e da Emi­lia- Ro­mag­na ( 97), to­das no nor­te do país.

O pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Do­nald Trump, afir­mou que de­ci­di­rá “no de­vi­do tem­po” se irá bar­rar os vo­os en­tre seu país e a Itália. “Va­mos ver o que vai acon­te­cer”, dis­se o man­da­tá­rio ame­ri­ca­no du­ran­te co­le­ti­va na Ca­sa de Bran­ca ao res­pon­der se o go­ver­no ava­lia sus­pen­der as co­ne­xões com os paí­ses mais afe­ta­dos pe­la do­en­ça.

Em res­pos­ta, as au­to­ri­da­des ita­li­a­nas es­ta­be­le­ce­ram uma “área ver­me­lha”, com­pos­ta por 11 mu­ni­cí­pi­os do nor­te. Os mo­ra­do­res não po­dem dei­xar a zo­na, as­sim co­mo vi­a­gens pa­ra es­sas ci­da­des es­tão sen­do de­sen­co­ra­ja­das.

“Ho­je ou ama­nhã, con­tro­les de fron­tei­ra po­dem ser ne­ces­sá­ri­os O go­ver­no de­ve ser ca­paz de pre­ver is­so”

MARINE LE PEN, CON­SER­VA­DO­RA FRAN­CE­SA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.