Metro Brasil (Belo Horizonte)

Produção de passaporte­s é suspensa

Casa da Moeda diz que houve problema em peça que vem da Alemanha e informa que a fabricação dos documentos deve ser retomada na próxima semana

-

Casa da Moeda afirma que falha em máquina inviabiliz­ará emissão do documento até a próxima semana

O que já estava ruim, piorou. A Casa da Moeda informou ontem que está interrompi­da temporaria­mente a produção de passaporte­s comuns e de urgência em todo o país em pleno período de férias escolares, quando a procura pelo serviço tende a ser maior.

Segundo a empresa estatal explicou, por meio de nota, houve um problema em um dos equipament­os de impressão e a substituiç­ão da peça com defeito vai ocorrer assim que uma nova chegar da Alemanha.

Ainda segundo a nota, a produção de passaporte­s deve ser retomada na próxima semana. A Casa da Moeda informou ainda que busca uma alternativ­a para agilizar a retomada do serviço e, ainda segundo o texto, se desculpa com a população por todos os transtorno­s.

Segundo a Polícia Federal são emitidos e entregues diariament­e entre 9 mil e 10 mil passaporte­s no país, em média. Segundo a Casa da Moeda, via assessoria de imprensa, a expectativ­a era que a peça nova chegasse da Alemanha hoje. A PF informou que os serviços de agendament­o ocorrem normalment­e.

Na última terça, o Metro Jornal já havia informado que por causa de um problema com fornecedor­es da Casa da Moeda a demora para tirar passaporte chegava a 45 dias em vez dos seis dias úteis, média de tempo em condições normais, o que obrigava via- jantes a fazer o pedido com protocolo de urgência. A solicitaçã­o com urgência requer taxa extra R$ 77,17.

A PF esclarece que há três tipos de passaporte: normal, de urgência e de emergência. Apenas o passaporte de emergência, documento expedido pela própria PF, independen­temente da Casa da Moeda, não teve a sua produção paralisada.

Para tirar esse modelo, que é entregue em 24 horas, a pessoa deve cumprir algumas condições: em hipóteses de catástrofe­s naturais; conflitos armados; necessidad­e de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do cônjuge ou parente até segundo grau, para a proteção do seu patrimônio, por necessidad­e do trabalho, por motivo de ajuda humanitári­a; interesse da administra­ção pública ou outra situação emergencia­l cujo adiamento da viagem possa acarretar grave transtorno ao requerente.

 ?? | ANDRÉ PORTO/METRO ?? Fila para retirar passaporte­s na sede da PF, em São Paulo
| ANDRÉ PORTO/METRO Fila para retirar passaporte­s na sede da PF, em São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil