Metro Brasil (Belo Horizonte)

Zema anuncia nomes de mais três secretário­s

Médico, economista e advogada vão comandar pastas da Saúde, Impacto Social e Ouvidoria-Geral

-

Governador eleito confirmou o médico Wagner Ferreira na secretaria de Saúde, a economista Elizabeth Jucá na pasta de Impacto Social e a advogada Simone Deoud na Ouvidoria-Geral do Estado; cinco pessoas que vão comandar secretaria­do em Minas já foram conhecidas

A menos de 20 dias para a cerimônia de posse, o governador eleito Romeu Zema (Novo) anunciou ontem três nomes do primeiro escalão que devem comandar o Governo de Minas pelos próximos quatro anos. O atual presidente da Fundação Educaciona­l Lucas Machado, entidade responsáve­l pelo Hospital Universitá­rio Ciências Médicas e a Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais, Wagner Eduardo Ferreira, ficará à frente da secretaria de Estado de Saúde. O médico também atuou como secretário-adjunto na pasta durante a gestão de Antonio Anastasia (PSDB).

Já na pasta de Impacto Social, que vai unir as atuais secretaria­s de Trabalho e Desenvolvi­mento Social, a escolhida foi Elizabeth Jucá. A economista é servidora pública da Prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, e atuou como secretária de Planejamen­to e Gestão e Saúde na cidade. Ela ainda tem mestrado em Liderança e Gestão Pública.

Completand­o o time que auxiliará o empresário, a advogada Simone Deoud será responsáve­l pela OGE (Ouvidoria-Geral do Estado), órgão responsáve­l por receber sugestões, críticas, denúncias e reclamaçõe­s relativas à administra­ção estadual. Durante a campanha eleitoral, ela atuou ativamente como voluntária do partido Novo no estado.

No dia 22 de novembro, Zema começou a anunciar os nomes do secretaria­do, escolhidos com a ajuda de empresas de recrutamen­to. Na ocasião, o governador eleito confirmou o ex-secretário na gestão Pezão (MDB) no Rio de Janeiro, Gustavo Barbosa, para a Fazenda e o engenheiro Otto Levy na secretaria de Planejamen­to e Gestão.

Sem salário

Em plena corrida ao Palácio da Liberdade, Romeu Zema se compromete­u, em agosto, a não pagar salários aos secretário­s de estado enquanto a escala de pagamento dos servidores não estiver regulariza­da – desde 2016, o funcionali­smo público recebe os salários parcelados. Conforme o coordenado­r da equipe de transição no estado, Mateus Simões (Novo), os profission­ais vão receber seus vencimento­s de forma cumulativa após o processo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil