Metro Brasil (Belo Horizonte)

Ouro Preto fecha ruas aos domingos

Centro histórico da cidade barra veículos para realização de eventos culturais e fomento ao turismo

-

Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, guarda memórias da independên­cia do país e do desenvolvi­mento do estado. Entre casarões e igrejas, patrimônio­s que testemunha­ram a glória trazida pelo ciclo do ouro. E justamente pela sua importânci­a para o Brasil e para proteger o conjunto arquitetôn­ico inigualáve­l do município – além de tornar a cidade ainda mais atrativa – aos finais de semana, veículos não irão mais circular em algumas vias da cidade. Aos domingos, o projeto “Entre Jacubas e Mocotos” passa a fechar quatro vias históricas para o trânsito e estacionam­ento de veículos – são elas as ruas São José e Getúlio Vargas, no Centro; Bernardo de Vasconcelo­s, Aleijadinh­o, além da Praça Antônio Dias, no bairro Antônio Dias. As atividades acontecem até setembro, das 9h às 20h, com música ao vivo, brinquedos, gastronomi­a, artistas de rua e artesanato.

De acordo com a diretora de projetos da prefeitura, Lavínia Viana, um edital será publicado para que os interessad­os em participar do projeto com montagem de estruturas provisória­s possam se inscrever. “O corredor cultural tem o objetivo de fomentar o comércio, o turismo e o artesanato local, como forma de gerar renda para as famílias que trabalham com isso, além de favorecer o próprio comércio dos estabeleci­mentos nas ruas envolvidas”, adiantou Viana.

Com nome que remete às tradições da antiga Vila Rica – os moradores do Antônio Dias eram conhecidos como “jacubas” por se alimentare­m de um caldo ralo engrossado com fubá diante da escassez de comida do fim do século 19, enquanto a população do Centro extraía o caldo de mocotó após catar as partes menos nobres dos bois em um matadouro –, o projeto acontece alternadam­ente entre os bairros da cidade.

‘Vivida a pé’

Para o secretário de Turismo, Indústria e Comércio, Felipe Guerra, a iniciativa valoriza e preserva o patrimônio da cidade, que é reconhecid­o mundialmen­te pela Unesco. “Ouro Preto é uma cidade que tem que ser cada vez mais vivida a pé para se ver e entender suas nuances, sua arquitetur­a, isso é um grande atrativo turístico. Então, é uma maneira de dar luz à nossa cultura e fomentar o turismo, que é fator de desenvolvi­mento econômico, emprego e renda, principalm­ente em um momento tão difícil de crise na mineração”, frisou.

 ??  ?? Corredor cultural na rua São José, uma das mais movimentad­as da cidade
Corredor cultural na rua São José, uma das mais movimentad­as da cidade
 ??  ?? Artesanato é uma das atrações do projeto
Artesanato é uma das atrações do projeto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil