Metro Brasil (Belo Horizonte)

Cresce casos de febre maculosa em Contagem

Autoridade­s da cidades investigam 52 registros da doença, que já matou quatro pessoas

-

O número de casos suspeitos de febre maculosa chegou a a 52 em Contagem, na região metropolit­ana de Belo Horizonte. Desse total, cinco já foram confirmado­s pela secretaria de Saúde, com quatro óbitos e um paciente sem risco de morte internado.

Na última semana, a cidade registrou um surto da doença no bairro Vila Boa Vista, em um terreno ocupado por mais de 30 famílias. Para combater o aumento das notificaçõ­es, a Prefeitura de Contagem iniciou ações de prevenção e combate à doença, como distribuiç­ão de panfletos educativos e recolhimen­to de animais hospedeiro­s do carrapato-estrela. Hoje, será aplicado veneno contra o transmisso­r nas casas da rua Primeiro de Maio, um dos principais focos do surto.

A febre maculosa é uma doença extremamen­te perigosa por apresentar sintomas parecidos com patologias mais brandas, como febre, dores de cabeça e no corpo, além de náusea. É essencial que a medicação comece a ser administra­da dentro dos três primeiros dias de infecção. A transmissã­o é feita pelo carrapato-estrela infectado com a bactéria causadora da doença. Não existe transmissã­o entre seres humanos.

 ?? | REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASIL ?? Carrapato- estrela transmite a doença
| REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASIL Carrapato- estrela transmite a doença

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil