Sem sair do Bra­sil, 2 são in­fec­ta­dos

Eles fo­ram con­ta­mi­na­dos pe­lo 1º pa­ci­en­te que de­sem­bar­cou do­en­te no país. Já são 8 ca­sos

Metro Brasil (Brasília) - - PRIMEIRA PÁGINA - AN­DRÉ VIEIRA METRO

O Mi­nis­té­rio da Saú­de in­for­mou on­tem que su­biu pa­ra oi­to o nú­me­ro de ca­sos con­fir­ma­dos do no­vo co­ro­na­ví­rus no Bra­sil e que dois des­tes pa­ci­en­tes fo­ram con­ta­mi­na­dos den­tro do país.

As du­as pri­mei­ras ocor­rên­ci­as de trans­mis­são lo­cal da co­vid-19 são de mu­lhe­res e fo­ram re­gis­tra­das na ci­da­de de São Pau­lo.

Uma de­las é pa­ren­te do pri­mei­ro ho­mem di­ag­nos­ti­ca­do com co­ro­na­ví­rus no Bra­sil e que foi in­fec­ta­do na Itá­lia. Os dois ti­ve­ram con­ta­to du­ran­te um al­mo­ço. De­pois de con­ta­mi­na­da, ela pas­sou a do­en­ça pa­ra a ou­tra pa­ci­en­te.

Se­gun­do o se­cre­tá­rio de Vi­gi­lân­cia em Saú­de do mi­nis­té­rio, Wan­der­son Oli­vei­ra, co­mo os ca­sos estão re­la­ci­o­na­dos en­tre si, não se po­de afir­mar que há trans­mis­são co­mu­ni­tá­ria no Bra­sil – ou se­ja, de que o co­ro­na­ví­rus es­te­ja cir­cu­lan­do de for­ma am­pla e ir­res­tri­ta.

“O ví­rus não es­tá pro­du­zin­do do­en­tes que não con­se­gui­mos iden­ti­fi­car qu­al é a fon­te. To­dos os ca­sos têm his­tó­ri­co de vi­a­gem ou his­tó­ri­co de con­ta­to com ca­so con­fir­ma­do”, afir­mou.

Dos oi­to ca­sos con­fir­ma­dos, seis estão em São Pau­lo – to­dos na ca­pi­tal –, um no Rio de Ja­nei­ro – na ci­da­de de Bar­ra Man­sa – e ou­tro no Es­pí­ri­to San­to – na Gran­de Vi­tó­ria. Há ain­da uma pa­ci­en­te no Dis­tri­to Fe­de­ral que já tes­tou po­si­ti­vo e aguar­da a con­tra­pro­va.

En­tre os pa­ci­en­tes con­fir­ma­dos, ape­nas uma ado­les­cen­te de 13 anos não apre­sen­ta ne­nhum sin­to­ma da do­en­ça. Os ou­tros se­te estão em iso­la­men­to do­mi­ci­li­ar.

Com o re­gis­tro da trans­mis­são in­ter­na, o Bra­sil po­de ser in­se­ri­do na lis­ta da OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Saú­de) de paí­ses em mo­ni­to­ra­men­to pa­ra a co­vid-19.

Ain­da as­sim, se­gun­do o se­cre­tá­rio de Vi­gi­lân­cia em Saú­de, a es­tra­té­gia de com­ba­te à do­en­ça não pre­ci­sa­rá ser al­te­ra­da. “Não tem o me­nor sen­ti­do fa­lar em fe­char es­co­las nes­te mo­men­to em que não há trans­mis­são co­mu­ni­tá­ria”, dis­se o se­cre­tá­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.