Ex-se­cre­tá­rio Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça é pre­so no Rio de Ja­nei­ro

Metro Brasil (Brasília) - - BRASIL -

Se­cre­tá­rio Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça no go­ver­no do ex-pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (MDB), As­té­rio Pe­rei­ra dos San­tos foi pre­so on­tem pe­la for­ça-ta­re­fa da ope­ra­ção La­va Ja­to no Rio de Ja­nei­ro.

Se­gun­do o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, As­té­rio é acu­sa­do de par­ti­ci­par de es­que­ma de pa­ga­men­to de pro­pi­nas e de fa­ci­li­tar a fu­ga do em­pre­sá­rio Arthur Ce­sar de Me­ne­zes So­a­res Fi­lho, o Rei Arthur.

Pro­cu­ra­dor apo­sen­ta­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, As­té­rio tam­bém foi ti­tu­lar da Se­ap (Se­cre­ta­ria de Ad­mi­nis­tra­ção Pe­ni­ten­ciá­ria) do Rio en­tre 2003 e 2006, na ges­tão de Ro­si­nha Ga­ro­ti­nho.

As in­ves­ti­ga­ções mos­tra­ram que o ex-se­cre­tá­rio era só­cio de em­pre­sa for­ne­ce­do­ra da Se­ap e que te­ria re­pas­sa­do R$ 2,9 mi­lhões em pro­pi­nas a con­se­lhei­ros do Tri­bu­nal de Con­tas do Es­ta­do.

Se­gun­do a de­nún­cia, As­té­rio “va­lia-se de au­to­ri­da­de exer­ci­da co­mo se­cre­tá­rio de Es­ta­do” pa­ra be­ne­fi­ci­ar a em­pre­sa, que te­ria re­ce­bi­do cer­ca de R$ 20 mi­lhões do go­ver­no. A ação era par­te do es­que­ma cri­mi­no­so che­fi­a­do pe­lo ex-go­ver­na­dor Sér­gio Ca­bral – que es­tá pre­so des­de 2016.

So­bre o Rei Arthur, a de­nún­cia diz que As­té­rio te­ria au­xi­li­a­do na fu­ga por meio de sua “for­te in­fluên­cia na ad­mi­nis­tra­ção pú­bli­ca, in­clu­si­ve em âm­bi­to na­ci­o­nal”. De­pois de pas­sar dois anos fo­ra­gi­do, o em­pre­sá­rio foi pre­so no ano pas­sa­do em Mi­a­mi, nos Es­ta­dos Uni­dos. Ele é sus­pei­to de par­ti­ci­par do es­que­ma cri­mi­no­so de Ca­bral e de com­prar vo­tos pa­ra a es­co­lha do Rio co­mo se­de da Olim­pía­da em 2016.

| REPRODUÇÃO/GLOBONEWS

As­té­rio foi de­ti­do na ma­nhã de on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.