Pa­ra se­cre­tá­rio, cres­ci­men­to de 1% é mui­to bai­xo e não é nor­mal

Metro Brasil (Brasília) - - ECONOMIA -

O se­cre­tá­rio do Te­sou­ro Na­ci­o­nal, Man­su­e­to Al­mei­da, afir­mou que o país es­tá pas­san­do por “enor­mes di­fi­cul­da­des” e dis­se não ser “nor­mal” que uma na­ção co­mo o Bra­sil cres­ça 1% ao ano. Em 2019, a economia bra­si­lei­ra avan­çou ape­nas 1,1%.

“Es­tou mui­to pre­o­cu­pa­do, não dur­mo tran­qui­lo, não é nor­mal um país co­mo o Bra­sil cres­cer 1% ao ano. Cla­ra­men­te, is­so cau­sa frus­tra­ção em vá­ri­os seg­men­tos da sociedade”, dis­se Man­su­e­to em even­to em Bra­sí­lia.

O se­cre­tá­rio fri­sou ser im­por­tan­te se che­gar a um con­sen­so so­bre o que o Bra­sil pre­ci­sa fa­zer pa­ra ter um cres­ci­men­to mai­or, com de­ba­te e trans­pa­rên­cia. “Nin­guém é obri­ga­do a con­cor­dar com tu­do que é fei­to, mas o bom de­ba­te po­lí­ti­co é sen­tar à me­sa e dis­cu­tir”, afir­mou.

Na quar­ta, o mi­nis­tro da Economia, Pau­lo Gu­e­des, dis­se que o re­sul­ta­do do PIB de 2019 era es­pe­ra­do pe­lo go­ver­no. On­tem, após a fa­la de Man­su­e­to, Gu­e­des re­a­fir­mou que sua pre­vi­são sem­pre foi cres­cer 1% no pri­mei­ro ano.

O mi­nis­tro dis­se ain­da que “se o Man­su­e­to es­ta­va es­pe­ran­do que fos­se cres­cer 3%, ele de­ve es­tar frus­tra­do”. “Pa­ra mim, es­tá acon­te­cen­do tu­do co­mo ti­nha que acon­te­cer”, dis­se Gu­e­des, após al­mo­ço na Fi­esp (Fe­de­ra­ção das In­dús­tri­as do Es­ta­do de São Pau­lo).

| MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRA­SIL

Man­su­e­to di­ver­ge de Gu­e­des so­bre PIB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.