Cen­so 2020 tem mais de 200 mil va­gas

Metro Brasil (Brasília) - - ECONOMIA -

O IBGE (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Ge­o­gra­fia e Es­ta­tís­ti­ca) abriu ins­cri­ções pa­ra o pro­ces­so se­le­ti­vo do Cen­so 2020. São mais de 200 mil va­gas tem­po­rá­ri­as em to­do o país pa­ra agen­tes cen­si­tá­ri­os mu­ni­ci­pais e agen­tes cen­si­tá­ri­os su­per­vi­so­res, am­bos de ní­vel mé­dio, e pa­ra re­cen­se­a­do­res, que exi­ge ní­vel fun­da­men­tal.

A du­ra­ção pre­vis­ta dos con­tra­tos se­rá de três me­ses, com pos­si­bi­li­da­de de re­no­va­ção em ca­so de ne­ces­si­da­des do IBGE e de acor­do com a dis­po­ni­bi­li­da­de or­ça­men­tá­ria. Os pro­fis­si­o­nais te­rão di­rei­to a fé­ri­as e 13º sa­lá­rio pro­por­ci­o­nais. Não há res­tri­ção pa­ra quem já pres­tou ser­vi­ço tem­po­rá­rio pa­ra o IBGE ou ou­tros ór­gãos pú­bli­cos.

No to­tal, são 5.462 va­gas pa­ra agen­te mu­ni­ci­pal, com sa­lá­rio de R$ 2.100, e 22.676 va­gas pa­ra agen­te su­per­vi­sor, que vai re­ce­ber R$ 1.700 por mês.

A va­ga de agen­te cen­si­tá­rio mu­ni­ci­pal de ca­da ci­da­de se­rá ocu­pa­da pe­los me­lho­res co­lo­ca­dos no con­cur­so em ca­da mu­ni­cí­pio. Eles se­rão os res­pon­sá­veis pe­la co­or­de­na­ção da co­le­ta do Cen­so 2020 na­que­la ci­da­de, en­quan­to os de­mais agen­tes irão su­per­vi­si­o­nar as equi­pes de re­cen­se­a­do­res.

Pa­ra re­cen­se­a­do­res, se­rão 180,5 mil va­gas. A re­mu­ne­ra­ção vai con­si­de­rar a pro­du­ti­vi­da­de, de acor­do com o nú­me­ro de do­mi­cí­li­os vi­si­ta­dos e en­tre­vis­tas fei­tas com os mo­ra­do­res. O cál­cu­lo le­va em con­ta tam­bém as ca­rac­te­rís­ti­cas do mu­ni­cí­pio, o tem­po mé­dio de du­ra­ção das en­tre­vis­tas e o des­lo­ca­men­to pa­ra o tra­ba­lho de co­le­ta.

O va­lor da re­mu­ne­ra­ção po­de ser cal­cu­la­do por um si­mu­la­dor dis­po­ni­bi­li­za­do pe­lo IBGE no link cen­so2020.ibge.gov.br/tra-ba­lhe-no-cen­so/es­ti­ma­ti­va--de-re­mu­ne­ra­cao.html.

As va­gas se­rão dis­tri­buí­das por áre­as de tra­ba­lho es­pe­cí­fi­cas. O IBGE re­co­men­da que os can­di­da­tos mo­rem nas lo­ca­li­da­des em que irão atu­ar. As pro­vas se­rão fei­tas em to­dos os mu­ni­cí­pi­os on­de hou­ver va­gas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.