Er­do­gan e Pu­tin acor­dam ces­sar-fo­go em re­gião de con­fli­to

Metro Brasil (Brasília) - - MUNDO -

O pre­si­den­te da Rús­sia, Vla­di­mir Pu­tin, e o pre­si­den­te da Tur­quia, Re­cep Er­do­gan, con­cor­da­ram on­tem em Mos­cou em es­ta­be­le­cer um ces­sar-fo­go na guer­ra ci­vil da Sí­ria, on­de am­bos apoi­am la­dos opos­tos: Pu­tin apoia o re­gi­me de Bashar al-As­sad, en­quan­to Er­do­gan dá mu­ni­ção aos opo­si­to­res do go­ver­no.

“A si­tu­a­ção em Idlib se agra­vou tan­to que exi­giu que te­nha­mos uma con­ver­sa pes­so­al e di­re­ta”, dis­se Pu­tin no iní­cio do en­con­tro com seu co­le­ga tur­co. Ele ex­pres­sou con­do­lên­ci­as a Er­do­gan pe­la mor­te dos sol­da­dos tur­cos na Sí­ria.

Pu­tin qu­er o fim dos opo­si­to­res de As­sad, seu prin­ci­pal ali­a­do no Ori­en­te Mé­dio. E Er­do­gan não qu­er As­sad vi­to­ri­o­so, pois is­so tur­bi­na­ria o re­gi­me do vi­zi­nho Irã, seu prin­ci­pal ini­mi­go na re­gião.

Já Er­do­gan afir­mou es­pe­rar que as de­ci­sões to­ma­das on­tem “apa­zi­guem a re­gião (de Idlib) e nos­sos dois paí­ses”. Na vés­pe­ra de sua par­ti­da pa­ra Mos­cou, o pre­si­den­te tur­co já ha­via ex­pres­sa­do a es­pe­ran­ça de ob­ter um “ces­sar-fo­go o mais rá­pi­do possível”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.