TPI in­ves­ti­ga­rá cri­mes de guer­ra no Afe­ga­nis­tão en­tre 2002 e 2003

Metro Brasil (Brasília) - - MUNDO -

Pou­cos di­as após a as­si­na­tu­ra do his­tó­ri­co acor­do de paz en­tre os EUA e o gru­po ter­ro­ris­ta Ta­li­bã, a câ­ma­ra de ape­la­ção do TPI (Tri­bu­nal Pe­nal In­ter­na­ci­o­nal), com se­de em Haia (Paí­ses Bai­xos), au­to­ri­zou on­tem a aber­tu­ra de uma in­ves­ti­ga­ção so­bre su­pos­tos cri­mes de guer­ra co­me­ti­dos no Afe­ga­nis­tão em 2002 e 2003. O inqué­ri­to po­de abar­car in­clu­si­ve a ope­ra­ção de tro­pas ame­ri­ca­nas no país asiá­ti­co.

O Ta­li­bã go­ver­nou o país de 1996 a 2001, até ser der­ru­ba­do pe­la in­va­são ame­ri­ca­na – Washing­ton acu­sa­va a mi­lí­cia de dar pro­te­ção a Osa­ma bin La­den, men­tor dos aten­ta­dos de 11 de se­tem­bro. Após sua que­da, o Ta­li­bã ini­ci­ou uma in­sur­gên­cia que se­gue ati­va até ho­je.

Os EUA não fa­zem par­te do TPI, que se ocu­pa de cri­mes de guer­ra e con­tra a hu­ma­ni­da­de qu­an­do os paí­ses não são ca­pa­zes de le­var os ca­sos à Jus­ti­ça. No úl­ti­mo fi­nal de se­ma­na, o gru­po e os EUA as­si­na­ram um acor­do de paz que pro­me­te co­lo­car fim ao con­fli­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.