8 ali­men­tos ter­mo­gê­ni­cos

Metro Brasil (Brasília) - - SAÚDE E BEM-ESTAR -

Os ter­mo­gê­ni­cos são ca­pa­zes de au­men­tar o gas­to ca­ló­ri­co do or­ga­nis­mo du­ran­te a di­ges­tão e au­xi­li­am no pro­ces­so de ema­gre­ci­men­to. Con­fi­ra se­te de­les pa­ra acres­cen­tar na sua ali­men­ta­ção. Mas, lem­bre-se: eles não fa­zem mi­la­gre. É pre­ci­so man­ter uma di­e­ta equi­li­bra­da e pra­ti­car exer­cí­ci­os re­gu­lar­men­te. 1 Ca­ne­la

Além de ser ter­mo­gê­ni­ca, a ca­ne­la tem ação an­ti­o­xi­dan­te e an­ti-in­fla­ma­tó­ria. O ali­men­to tam­bém me­lho­ra a di­ges­tão e aju­da a con­tro­lar o co­les­te­rol al­to e a di­a­be­tes. A ca­ne­la po­de ser con­su­mi­da em for­ma de chá ou adi­ci­o­na­da em su­cos, vi­ta­mi­nas, lei­te e ca­fé.

2 Pi­men­ta ver­me­lha

Que tal api­men­tar a ali­men­ta­ção? O ali­men­to é ri­co em cap­sai­ci­na, subs­tân­cia que atua no or­ga­nis­mo co­mo an­ti­o­xi­dan­te e an­ti-in­fla­ma­tó­ria. Além de ace­le­rar o me­ta­bo­lis­mo, a pi­men­ta ver­me­lha tam­bém ali­via dor. O con­su­mo in­di­ca­do é de 3 gra­mas por dia. Se in­ge­ri­da exa­ge­ra­da­men­te po­de cau­sar quei­ma­ção na bo­ca e no estô­ma­go.

3 Gen­gi­bre

Além de ser um ali­men­to ter­mo­gê­ni­co na­tu­ral, o gen­gi­bre atua co­mo an­ti­o­xi­dan­te e an­ti­in­fla­ma­tó­rio por con­ta da subs­tân­cia gin­ge­rol. Com es­sas pro­pri­e­da­des, o ve­ge­tal me­lho­ra o de­sem­pe­nho dos sis­te­mas di­ges­ti­vo, res­pi­ra­tó­rio e cir­cu­la­tó­rio. O gen­gi­bre po­de ser con­su­mi­do em for­ma de chá, acres­cen­ta­do em su­cos ou co­mo tem­pe­ro a gos­to.

4 Pei­xes

Pei­xes co­mo sal­mão e atum são ri­cos em ôme­ga 3, subs­tân­cia que tam­bém aju­da a ace­le­rar o me­ta­bo­lis­mo. Além dis­so, o ali­men­to tam­bém me­lho­ra a re­ten­ção de lí­qui­dos e fa­ci­li­ta a co­mu­ni­ca­ção en­tre as cé­lu­las do or­ga­nis­mo. O con­su­mo de­ve ser fei­to de for­ma mo­de­ra­da.

5 La­ran­ja

O prin­ci­pal ati­vo ter­mo­gê­ni­co na la­ran­ja es­tá lo­ca­li­za­do no ba­ga­ço. Ri­co em pec­ti­na, que é uma fi­bra so­lú­vel, o ali­men­to age di­mi­nuin­do a as­si­mi­la­ção das gor­du­ras. A la­ran­ja tam­bém é ri­ca em si­ne­fri­na, subs­tân­cia res­pon­sá­vel por di­mi­nuir o ape­ti­te, o que ele­va a sa­ci­e­da­de.

6 Chá ver­de

Ri­co em fla­vo­noi­des e ca­feí­na, subs­tân­ci­as que au­men­tam o me­ta­bo­lis­mo e fa­vo­re­ce a quei­ma de gor­du­ra, o chá ver­de es­tá en­tre as prin­ci­pais re­cei­tas ter­mo­gê­ni­cas. Além dis­so, ele tem efei­to diu­ré­ti­co, o que aju­da a di­mi­nuir a re­ten­ção de lí­qui­dos. O ide­al é con­su­mir qua­tro ou cin­co xí­ca­ras do chá por dia.

7 Ca­fé

Con­su­mi­do prin­ci­pal­men­te co­a­do com água fer­ven­te, o ca­fé ace­le­ra o me­ta­bo­lis­mo por ser ri­co em ca­feí­na. O ide­al é to­mar até cin­co xí­ca­ras de 150 ml ao dia so­zi­nho ou com pão e bis­coi­tos. É im­por­tan­te evi­tar o con­su­mo à noi­te ou em ca­sos de gas­tri­te, pres­são al­ta ou insô­nia.

8 Gu­a­ra­ná

Por con­ter ca­feí­na, o gu­a­ra­ná é um dos prin­ci­pais ali­men­tos que aju­dam a ace­le­rar o me­ta­bo­lis­mo. O ide­al é ser con­su­mi­do em su­cos e chás que pos­su­em as mes­mas fun­ções, co­mo chá ver­de ou de gen­gi­bre. A quan­ti­da­de re­co­men­da­da é de uma ou du­as co­lhe­res de chá por dia, evi­tan­do o con­su­mo à noi­te.

REPRODUÇÃO/EMBRAPA

FO­TOS: PIXABAY/PEXELS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.