PÉ AS FALTO NO

AS COR­RI­DAS DE RUA SEDUZEM OS BRA­SI­LEI­RO S E CRES­CEM 20% AO ANO

Metro Brasil (Porto Alegre) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Res­pi­ra­ção ofe­gan­te, su­or es­cor­ren­do, co­ra­ção le­ve­men­te ace­le­ra­do ao rit­mo das pas­sa­das e a bri­sa do ven­to ba­ten­do no ros­to. Quan­do o cor­po pa­ra, a sen­sa­ção de bem-es­tar es­tá ali. O “ba­ra­to” da cor­ri­da de rua é re­al e es­tá con­quis­tan­do ca­da vez mais adep­tos no Bra­sil.

Des­de 2016, o cres­ci­men­to anu­al de par­ti­ci­pan­tes em cor­ri­das de rua no país foi de 20%. A in­for­ma­ção é do “Sta­te of Running 2019”, ma­pa glo­bal de cor­ri­da re­cre­a­ti­va fei­to pe­la IAAF (si­gla em in­glês da As­so­ci­a­ção In­ter­na­ci­o­nal de Fe­de­ra­ções de Atle­tis­mo) e do site RunRe­pe­at.com.

O ma­pa glo­bal ana­li­sou 107,9 mi­lhões de re­sul­ta­dos de 70 mil even­tos de cor­ri­das de rua re­a­li­za­dos em 193 paí­ses en­tre 1986 e 2019. Pa­ra além de um hob­bie com di­ver­sos be­ne­fí­ci­os pa­ra a saú­de (ve­ja mais ao la­do), a cor­ri­da de rua tam­bém se tor­nou um mer­ca­do que mo­vi­men­ta mui­to di­nhei­ro. En­tre as prin­ci­pais áre­as des­ta in­dús­tria dos pés no as­fal­to es­tão o va­re­jo es­pe­ci­a­li­za­do, o de su­ple­men­tos ali­men­ta­res e o das as­ses­so­ri­as es­por­ti­vas pa­ra os pra­ti­can­tes.

No ca­so es­pe­cí­fi­co dos even­tos de cor­ri­da de rua, as opor­tu­ni­da­des de ne­gó­cio são ain­da mai­o­res. “Além da ins­cri­ção, tem to­da a pres­ta­ção de ser­vi­ços li­ga­da à in­fra­es­tru­tu­ra, lo­ca­ção de bens mó­veis, ten­das, gra­des, sa­ni­tá­ri­os, ma­te­ri­al de trân­si­to, ho­te­la­ria, ser­vi­ço de ali­men­ta­ção e pes­so­al”, ex­pli­ca Tha­deus Kas­sa­bi­an, di­re­tor da Yes­com, em­pre­sa que or­ga­ni­za al­gu­mas das prin­ci­pais cor­ri­das de rua do Bra­sil, co­mo a São Sil­ves­tre e a Meia Ma­ra­to­na de São Pau­lo e do Rio.

A tra­di­ci­o­nal São Sil­ves­tre, por exem­plo, é uma das cor­ri­das que mais cres­ce­ram no Bra­sil. No ano 2000 fo­ram cer­ca de 20 mil ins­cri­tos, nú­me­ro que su­biu pa­ra 35 mil em 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.