Bi­den ven­ce pré­via em mais três es­ta­dos

Metro Brasil (Rio) - - {MUNDO} -

O de­mo­cra­ta Joe Bi­den con­quis­tou as pri­má­ri­as nos es­ta­dos da Fló­ri­da, Ari­zo­na e Il­li­nois, que es­ta­vam em dis­pu­ta na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra, e abriu am­pla van­ta­gem con­tra seu con­cor­ren­te, Ber­nie San­ders, na in­di­ca­ção do Par­ti­do De­mo­cra­ta pa­ra a dis­pu­ta da Pre­si­dên­cia dos Es­ta­dos Uni­dos.

Com uma am­pla van­ta­gem, o de­mo­cra­ta te­ve 61,9% dos vo­tos nas pri­má­ri­as na Fló­ri­da, con­tra 22,8% do se­na­dor por Ver­mont. Já no Ari­zo­na, a dis­pu­ta foi um pou­co mais dis­pu­ta­da, com Bi­den ten­do 43,6% das es­co­lhas, con­tra 31,6% do ri­val. Em Il­li­nois, o ex-vi­ce-pre­si­den­te de Ba­rack Oba­ma con­quis­tou 59,1% dos vo­tos, con­tra 36,1% de San­ders.

O es­ta­do de Ohio tam­bém iria re­a­li­zar su­as pré­vi­as na ter­ça, mas o avan­ço da epi­de­mia do no­vo co­ro­na­ví­rus fez o es­ta­do sus­pen­der a dis­pu­ta.

Após ver os re­sul­ta­dos po­si­ti­vos, Bi­den fez um pro­nun­ci­a­men­to on­li­ne, sem a pre­sen­ça de pú­bli­co por con­ta das re­co­men­da­ções pa­ra evi­tar a pro­pa­ga­ção do ví­rus, pa­ra agra­de­cer os vo­tos dos nor­te-ame­ri­ca­nos.

“Em mo­men­tos de cri­se co­mo es­se, per­ce­be­mos que pre­ci­sa­mos co­lo­car a po­lí­ti­ca de la­do e tra­ba­lhar jun­tos pe­los ame­ri­ca­nos”, afir­mou, re­fe­rin­do-se à pan­de­mia e em mais um ace­no em que de­se­ja re­ce­ber apoio dos elei­to­res de San­ders.

Com as vi­tó­ri­as, se­gun­do o si­te es­pe­ci­a­li­za­do “Po­li­ti­co.com”, Bi­den já con­ta com 1.147 dos 1.991 de­le­ga­dos ne­ces­sá­ri­os pa­ra ga­nhar a in­di­ca­ção do par­ti­do – con­tra 861 de San­ders.

Após a der­ro­ta, San­ders pre­fe­riu não fa­zer ne­nhu­ma de­cla­ra­ção pú­bli­ca. Em um bre­ve co­mu­ni­ca­do di­vul­ga­do on­tem, a equi­pe de San­ders dis­se que o se­na­dor se reu­ni­rá com seus apoi­a­do­res pa­ra “ava­li­ar a cam­pa­nha”.

| JO­NATHAN BACHMAN/GETTY IMAGES

Joe Bi­den: ca­da vez mais per­to da dis­pu­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.