Pro­je­to pa­ra proi­bir fo­gos tra­mi­ta em San­to An­dré

Metro Brazil (ABC) - - FOCO -

Vi­lões de mui­tos ani­mais de es­ti­ma­ção, os fo­gos de ar­ti­fí­cio po­dem ser proi­bi­dos em San­to An­dré. Um pro­je­to de lei tra­mi­ta na Câ­ma­ra pa­ra im­pe­dir o ma­nu­seio, uti­li­za­ção, quei­ma e sol­tu­ra dos ar­te­fa­tos.

O pro­je­to de lei foi pro­to­co­la­do pe­lo pre­fei­to de San­to An­dré, Pau­li­nho Ser­ra (PSDB), e pre­vê mul­ta de cer­ca de R$ 2 mil a quem for fla­gra­do in­frin­gin­do a lei – em ca­so de rein­ci­dên­cia em 30 di­as, o va­lor se­ria do­bra­do. Ele jus­ti­fi­ca que, além de ofe­re­cer pe­ri­gos às pes­so­as, os fo­gos de ar­ti­fí­cio ofe­re­cem ris­co aos ani­mais e con­tri­bu­em pa­ra a po­lui­ção so­no­ra.

De acor­do com o co­or­de­na­dor do Sin­di­emg (Sin­di­ca­to das In­dús­tri­as de Ex­plo­si­vos do Es­ta­do de Mi­nas Ge­rais, mai­or pro­du­tor do se­tor no Bra­sil), Amé­ri­co Li­bé­rio, a proi­bi­ção é in­cons­ti­tu­ci­o­nal e, ca­so a lei se­ja apro­va­da, o sin­di­ca­to en­tra­rá na Jus­ti­ça. “Es­te ti­po de lei só po­de ser im­ple­men­ta­da pe­la União.”

Ou­tras ci­da­des do Es­ta­do, co­mo Cam­pi­nas, Cam­pos de Jor­dão, San­tos e Uba­tu­ba pos­su­em me­di­das se­me­lhan­tes des­de o ano pas­sa­do.

Pa­ra a Co­pa do Mun­do, a ex­pec­ta­ti­va do sin­di­ca­to é me­nor que o cos­tu­me. “Nor­mal­men­te, a pro­du­ção de fo­gos de ar­ti­fí­cio au­men­ta 50%. Nes­te ano, as em­pre­sas au­men­ta­ram em cer­ca de 20%”, afir­mou Li­bé­rio.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.