Rio. Anis­tia co­bra mais ri­gor do MP no ca­so Ma­ri­el­le

Metro Brazil (ABC) - - BRASIL -

Na vés­pe­ra de os as­sas­si­na­tos da ve­re­a­do­ra Ma­ri­el­le Fran­co (Psol) e do mo­to­ris­ta An­der­son Go­mes com­ple­ta­rem três me­ses, a Anis­tia In­ter­na­ci­o­nal fez um ato, on­tem, em fren­te ao MP-RJ (Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Rio de Ja­nei­ro) pa­ra co­brar pa­pel mais ati­vo nas in­ves­ti­ga­ções. O pro­cu­ra­dor-ge­ral do es­ta­do, Edu­ar­do Gus­sem, se reu­niu com pa­ren­tes da par­la­men­tar e re­pre­sen­tan­tes da en­ti­da­de e re­a­fir­mou com­pro­mis­so em elu­ci­dar o cri­me.

“Foi um cri­me exe­cu­ta­do de for­ma bem pla­ne­ja­da e pre­me­di­ta­da. Sem dú­vi­da, foi um cri­me po­lí­ti­co pa­ra ca­lar uma das mai­o­res re­pre­sen­tan­te de di­rei­tos hu­ma­nos do país. Não es­ta­mos pou­pan­do es­for­ços na bus­ca dos es­cla­re­ci­men­tos. Não é en­con­trar qual­quer cul­pa­do. É en­con- trar o ver­da­dei­ro cul­pa­do”, dis­se Gus­sem, es­cla­re­cen­do que já foi cri­a­do um gru­po es­pe­cí­fi­co pa­ra acom­pa­nhar os tra­ba­lhos da po­lí­cia.

Os pais de Ma­ri­el­le e a viú­va, Mô­ni­ca Be­ní­cio, par­ti­ci­pa­ram do ato e da reu­nião e dis­se­ram que es­pe­ram por res­pos­tas con­cre­tas. A prin­ci­pal li­nha de in­ves­ti­ga­ção da DH (Di­vi­são de Homicídios) apon­ta pa­ra o en­vol­vi­men­to de mi­li­ci­a­nos, mas inqué­ri­to se­gue sob si­gi­lo.

A Alerj (As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va do Rio) vai vo­tar ho­je o pro­je­to de lei que cria o Dia de Lu­ta Con­tra o Ge­no­cí­dio da Mu­lher Ne­gra, ba­ti­za­do co­mo Dia Ma­ri­el­le Fran­co. A in­ten­ção é que ins­ti­tui­ções pro­mo­vam de­ba­tes co­mo so­bre o ge­no­cí­dio da mu­lher ne­gra.

| T­NIA RÊ­GO/AGÊNCIA BR

Ato da Anis­tia co­bra so­lu­ção em fren­te à se­de do MP- RJ

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.