Res­pei­ta as mi­nas

Re­por­ta­gem em for­ma­to de HQ, ‘Mi­nas da Vár­zea’ con­ta a his­tó­ria de dois ti­mes de fu­te­bol fe­mi­ni­no de al­dei­as in­dí­ge­nas da re­gião de Pa­re­lhei­ros; qua­dri­nho se­rá lan­ça­do ho­je na CCXP

Metro Brazil (ABC) - - ESPORTE - PAU­LO BORGIA

Um cam­po de ter­ra la­ran­ja em Var­gem Gran­de, bair­ro na zo­na sul de São Pau­lo, cons­truí­do den­tro de uma cra­te­ra for­ma­da por um cor­po ce­les­te há mi­lhões de anos. Es­se é ce­ná­rio que apre­sen­ta dois ti­mes de fu­te­bol fe­mi­ni­no no li­vro em for­ma­to HQ “Mi­nas da Vár­zea”, que a jor­na­lis­ta Pris­ci­la Pacheco, da Agên­cia Mu­ral de Jor­na­lis­mo de Pe­ri­fe­ri­as, lan­ça a par­tir de ho­je, na Co­mic Con Ex­pe­ri­en­ce.

Em par­ce­ria com a jor­na­lis­ta Lu­a­na Nu­nes e de­se­nhos de Ale­xan­dre De Maio e Mag­no Bor­ges, a re­pór­ter foi até a re­gião pa­ra ou­vir as his­tó­ri­as das me­ni­nas que fa­zem de tu­do pa­ra man­ter o fu­te­bol den­tro da aper­ta­da vi­da co­ti­di­a­na.

“Eu es­ta­va pre­pa­ran­do uma pau­ta so­fre o fu­te­bol de vár­zea mas­cu­li­no e co­nhe­ci o ti­me Me­ni­nas do To­que, da al­deia in­dí­ge­na Te­non­dé Po­rã, do dis­tri­to de Pa­re­lhei­ros. En­tão, des­co­bri que o fu­te­bol é uma gran­de pai­xão tam­bém en­tre as mu­lhe­res da­que­la re­gião”, con­ta Pris­ci­la. A ou­tra equi­pe da re­por­ta­gem é o San­tos, da al­deia do po­vo Gu­a­ra­ni Mbya.

“Mi­nas da Vár­zea” mos­tra o es­for­ço das bo­lei­ras pa­ra ten­tar con­ci­li­ar es­se amor com os afa­ze­res do dia a dia. Mui­tas ve­zes sem di­nhei­ro pa­ra jo­gar, pre­ci­sam ar­ru­mar ma­nei­ras pa­ra o trans­por­te, ali­men­ta­ção e ma­te­ri­ais bá­si­cos pa­ra a prá­ti­ca, in­cluin­do usar rou­pas em­pres­ta­das do ti­me mas­cu­li­no.

Mas uma coi­sa que elas não abrem mão é de ter a fa­mí­lia por per­to em dia de par­ti­da. Um exem­plo é Jo­si­a­na An­dra­de, de 25 anos, que jo­gou até os três me­ses de gra­vi­dez e vol­tou 40 di­as após ter da­do a luz à Ca­mil­le. “Elas sem­pre le­vam os fi­lhos pa­ra o jo­go. Ima­gi­nei que por ne­ces­si­da­de, mas na ver­da­de é por­que elas os que­rem jun­tos, já que tra­ba­lham a se­ma­na to­da e fi­cam dis­tan­tes. Elas di­zem que não tem sen­ti­do fa­zer co­mo os ho­mens ge­ral­men­te fa­zem”, ex­pli­ca a jor­na­lis­ta.

O pro­je­to foi le­va­do a crowd­foun­ding e cap­tou cer­ca de R$ 5 mil, va­lor que foi uti­li­za­do prin­ci­pal­men­te pa­ra a im­pres­são do li­vro.

“MI­NAS DA VÁR­ZEA” AGÊN­CIA MU­RAL PRIS­CI­LA PACHECO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.