Gu­er­ra co­mer­ci­al. Pri­são de exe­cu­ti­va ame­a­ça tré­gua en­tre Es­ta­dos Uni­dos e Chi­na

Metro Brazil (ABC) - - ECONOMIA -

A fi­lha do fun­da­dor da Hu­awei e uma das prin­ci­pais exe­cu­ti­vas da gi­gan­te chi­ne­sa de tec­no­lo­gia foi de­ti­da no Ca­na­dá e po­de ser ex­tra­di­ta­da pa­ra os EUA. A pri­são de Meng Wanzhou, de 46 anos, que é vice-pre­si­den­te fi­nan­cei­ra da Hu­awei Te­ch­no­lo­gi­es, lan­ça no­vas dú­vi­das so­bre a tré­gua de 90 di­as fir­ma­da en­tre os pre­si­den­tes Do­nald Trump e Xi Jin­ping no sá­ba­do — o dia em que ela foi de­ti­da.

Sua de­ten­ção, re­ve­la­da na noi­te de quar­ta-fei­ra por au­to­ri­da­des ca­na­den­ses, es­tá re­la­ci­o­na­da à vi­o­la­ção de san­ções nor­te-ame­ri­ca­nas, dis­se à “Reuters” uma pes­soa com co­nhe­ci­men­to do as­sun­to.

A pri­são e qu­al­quer pos­sí­vel san­ção con­tra a se­gun­da mai­or fa­bri­can­te de smartpho­nes do mun­do po­de ter gran­des re­per­cus­sões na ca­deia glo­bal de for­ne­ci­men­to de tec­no­lo­gia.

A no­tí­cia fez as bol­sas de No­va York e da Ásia des­pen­ca­rem. No Bra­sil, o Ibo­ves­pa caiu 0,42%, a 88.663,22 pon­tos, após re­cu­ar mais de 2% no pi­or mo­men­to do pre­gão.

Já dó­lar co­mer­ci­al fe­chou em al­ta de 0,18%, co­ta­do a R$ 3,875 na ven­da, no ter­cei­ro avan­ço se­gui­do. Du­ran­te o dia, a mo­e­da nor­te-ame­ri­ca­na en­cos­tou em R$ 3,95.

| ALEXANDER BIBIK/REUTERS

Fi­lha de fun­da­dor da Hu­awei foi pre­sa no Ca­na­dá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.