Opo­si­tor ‘le­va sus­to’ de for­ças bo­li­va­ri­a­nas

Pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal, Ju­an Gu­ai­dó é pre­so, in­ter­ro­ga­do e sol­to por agen­tes da in­te­li­gên­cia do go­ver­no

Metro Brazil (ABC) - - { MUNDO} -

O pre­si­den­te da As­sem­bleia Na­ci­o­nal da Ve­ne­zu­e­la, Ju­an Gu­ai­dó, 35 anos, foi pre­so on­tem pe­lo Se­bin (Ser­vi­ço Bo­li­va­ri­a­no de In­te­li­gên­cia Na­ci­o­nal) na ro­do­via Ca­ra­cas-La Gu­ai­ra, per­to da ca­pi­tal do país, e só foi li­ber­ta­do após ser in­ter­ro­ga­do.

A equi­pe do de­pu­ta­do dis­se que Gu­ai­dó foi in­ter­cep­ta­do por agen­tes e que seu pa­ra­dei­ro era des­co­nhe­ci­do. Pou­cas ho­ras de­pois, o jor­nal “El Na­ci­o­nal” in­for­mou que o par­la­men­tar ha­via si­do li­ber­ta­do.

Na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, Gu­ai­dó de­cla­rou es­tar pron­to pa­ra as­su­mir os po­de­res do Exe­cu­ti­vo fren­te à “usur­pa­ção do po­der” pe­lo pre­si­den­te Ni­co­lás Ma­du­ro e de­pois que seu se­gun­do man­da­to foi con­si­de­ra­do ile­gí­ti­mo.

A pos­se de Ma­du­ro ha­via ocor­ri­do na vés­pe­ra, de­sa­fi­an­do os crí­ti­cos dos EUA e da Amé­ri­ca La­ti­na, que o cha­ma­ram de usur­pa­dor ile­gí­ti­mo de uma na­ção on­de o ca­os econô­mi­co pro­vo­cou uma cri­se hu­ma­ni­tá­ria.

Sol­to uma ho­ra de­pois da pri­são na es­tra­da, Gu­ai­dó che­gou fi­nal­men­te ao co­mí­cio pa­ra on­de es­ta­va in­do ao ser de­ti­do e dis­se à pla­teia ter si­do ví­ti­ma de um “gol­pe de Es­ta­do”, re­a­fir­man­do que tem di­rei­to de as­su­mir o po­der, se­gun­do a Cons­ti­tui­ção do país.

O Gru­po de Li­ma, que reú­ne chan­ce­le­res de 12 paí­ses la­ti­no-ame­ri­ca­nos, re­pu­di­ou a pri­são. O mi­nis­tro de Co­mu­ni­ca­ção e In­for­ma­ção da Ve­ne­zu­e­la, Jor­ge Ro­drí­guez, de­cla­rou que a de­ten­ção de Gu­ai­dó foi uma ação “in­di­vi­du­al” de fun­ci­o­ná­ri­os da Se­bin que, se­gun­do ele, se­rão “des­ti­tuí­dos”.

“O re­gi­me ten­tou me im­pe­dir, mas na­da e nin­guém vai nos im­pe­dir. Aqui con­ti­nu­a­mos em fren­te pa­ra a nos­sa Ve­ne­zu­e­la.” J UAN GU­AI­DÓ, P R E S I D E N T E DA AS­SEM­BLEIA

| CARLOS GARCIA RAWLINS / REU­TERS

Gu­ai­dó, on­tem, em La Gu­aí­ra, pa­ra on­de foi lo­go após ser li­ber­ta­do pe­lo Se­bin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.