Di­re­to do ‘pla­ne­ta fo­me’

Metro Brazil (ABC) - - { CULTURA} -

Elza Go­mes da Con­cei­ção, ou Elza So­a­res, é uma mu­lher de 88 anos que foi cas­ti­ga­da de to­das as for­mas pe­la vi­da. Só o fa­to de es­tar vi­va já é ad­mi­rá­vel, mais im­pres­si­o­nan­te ain­da é sua in­crí­vel ca­pa­ci­da­de de não se aco­mo­dar.

Nas­ceu na fa­ve­la de Mo­ça Bo­ni­ta (ho­je Vi­la Vin­tém, na zo­na oes­te do Rio), em 1930, e na in­fân­cia en­ca­rou a fo­me e a po­bre­za. Do­na de uma voz po­ten­te, can­ta­va com o pai des­de os 5 anos. Aos 12, foi for­ça­da a se ca­sar e, com 13, já era mãe.

Foi com 13 anos que dei­xou Ary Bar­ro­so de quei­xo caí­do ao se apre­sen­tar no pro­gra­ma de ca­lou­ros da Rá­dio Tu­pi, on­de foi es­con­di­da pa­ra ten­tar sal­var o fi­lho do­en­te. “Eu vim do pla­ne­ta fo­me”, dis­se, ca­lan­do a pla­teia.

Com 21 anos, já ha­via ve­la­do dois fi­lhos e tam­bém o pri­mei­ro ma­ri­do. No co­me­ço de car­rei­ra, te­ve um ro­man­ce com Gar­rin­cha que, al­coó­la­tra, era vi­o­len­to. Ela apa­nhou vá­ri­as ve­zes e nu­ma de­las te­ve até os den­tes que­bra­dos.

Seu ta­len­to foi re­co­nhe­ci­do mun­di­al­men­te em 2000, quan­do foi elei­ta a can­to­ra do mi­lê­nio pe­la BBC de Lon­dres.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.