Vi­a­du­tos de BH se­rão mo­ni­to­ra­dos

Pre­fei­tu­ra vai con­tra­tar em­pre­sa pa­ra acom­pa­nhar pre­ven­ti­va­men­te seis ele­va­dos na ci­da­de

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Er­gui­dos em tem­po re­cor­de pa­ra me­lho­rar a mo­bi­li­da­de ur­ba­na em Be­lo Ho­ri­zon­te du­ran­te a Co­pa do Mun­do de 2014, os vi­a­du­tos das ave­ni­das Antô­nio Car­los e Pe­dro I, na re­gião da Pam­pu­lha, ain­da são al­vo de pre­cau­ção por par­te da pre­fei­tu­ra. A Su­de­cap (Su­pe­rin­ten­dên­cia de De­sen­vol­vi­men­to da Ca­pi­tal) abriu on­tem pro­ces­so de li­ci­ta­ção pa­ra con­tra­tar uma em­pre­sa que vai mo­ni­to­rar seis es­tru­tu­ras ao lon­go das vi­as (ve­ja a lo­ca­li­za­ção no qua­dro ao la­do). Além de iden­ti­fi­car pos­sí­veis des­gas­tes no con­cre­to e ar­ma­du­ras, a me­di­da vai iden­ti­fi­car ne­ces­si­da­des de in­ter­ven­ções.

A Su­de­cap fri­sou que as ava­li­a­ções não fo­ram mo­ti­va­das por ne­nhum pro­ble­ma es­pe­cí­fi­co. Con­for­me o ór­gão, a ação tem co­mo ob­je­ti­vo ava­li­ar as condições dos vi­a­du­tos pa­ra que “pos­sam al­can­çar a vi­da útil pre­vis­ta em pro­je­to. Es­tes ser­vi­ços po­de­rão, in­clu­si­ve, ge­rar eco­no­mia ao erá­rio, uma vez que pos­si­bi­li­ta­rá a ma­nu­ten­ção pre­ven­ti­va e não cor­re­ti­va”, in­for­mou. A ma­nu­ten­ção em vi­a­du­tos, pon­tes e pas­sa­re­las, se­gun­do o ór­gão, é con­tí­nua em to­da a ci­da­de pa­ra de­ter­mi­nar as condições ge­rais da es­tru­tu­ra e do pa­vi­men­to. “Es­te mo­ni­to­ra­men­to é fei­to ro­ti­nei­ra­men­te pe­las equi­pes in­ter­nas da pre­fei­tu­ra e tam­bém por con­tra­ta­ções co­mo a da li­ci­ta­ção pu­bli­ca­da”, fi­na­li­zou. O va­lor má­xi­mo gas­to pe­lo po­der pú­bli­co com os ser­vi­ços se­rá de R$ 378,8 mil.

A cons­tru­ção

Dos vi­a­du­tos al­vos no pro­ces­so, cin­co fo­ram cons­truí­dos pe­la Cowan pa­ra a im­ple­men­ta­ção do Mo­ve – a em­pre­sa tam­bém foi res­pon­sá­vel pe­las in­ter­ven­ções no vi­a­du­to Ba­ta­lha dos Gu­a­ra­ra­pes, que caiu so­bre a ave­ni­da Pe­dro I me­ses após a inau­gu­ra­ção e pro­vo­cou a mor­te de du­as pes­so­as. O inqué­ri­to da Po­lí­cia Ci­vil apon­tou er­ros de cál­cu­lo do pro­je­to dos pi­la­res de sus­ten­ta­ção. Em fe­ve­rei­ro de 2014, o vi­a­du­to Mon­te­se, que se­rá ava­li­a­do, che­gou a fi­car in­ter­di­ta­do após um des­lo­ca­men­to de 27 cm.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.