Metro Brasil (Belo Horizonte)

‘Brexit’. May adia votação de acordo no parlamento

-

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, anunciou ontem o adiamento da votação do acordo do “brexit” no parlamento britânico, prevista para hoje. Segundo May, o objetivo é voltar a Bruxelas para obter “esclarecim­entos” sobre o “backstop” – mecanismo que prevê uma fronteira aberta entre a Irlanda do Norte (Reino Unido) e a República da Irlanda (União Europeia), caso os dois lados demorem a aprovar um tratado comercial após o “brexit”.

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, chamou a decisão de adiar a votação de “patética covardia” por parte de May e propôs uma moção de desconfian­ça para derrubar o governo, a quem chamou de “incompeten­te”. O objetivo de Sturgeon é convocar um segundo plebiscito, proposta já rejeitada pela premiê britânica, e “colocar fim ao caos”.

Ontem o Tribunal de Justiça da União Europeia de- terminou que o Reino Unido é livre para revogar unilateral­mente sua saída do bloco. Se para sair do bloco o Reino Unido precisou negociar cada termo com Bruxelas, para ficar bastaria uma simples comunicaçã­o formal ao Conselho Europeu, principal órgão político da União Europeia. Londres teria até o dia do “brexit”, 29 de março de 2019, para revogar o divórcio unilateral­mente.

 ?? | REUTERS ?? Premiê ontem na Câmara dos Comuns: ‘emparedada’
| REUTERS Premiê ontem na Câmara dos Comuns: ‘emparedada’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil