Bat­tis­ti che­ga ho­je à Itá­lia após ser pre­so

Con­clu­são da ex­tra­di­ção en­cer­ra lon­ga di­ver­gên­cia di­plo­má­ti­ca en­tre o Bra­sil e au­to­ri­da­des ita­li­a­nas

Metro Brazil (Belo Horizonte) - - PRIMEIRA PÁGINA -

Ce­sa­re Bat­tis­ti, 64, vol­ta ho­je à Itá­lia, 32 anos após ser con­de­na­do à pri­são per­pé­tua por qua­tro as­sas­si­na­tos co­me­ti­dos na dé­ca­da de 1970. O de­sem­bar­que es­tá pre­vis­to pa­ra o iní­cio da tar­de no ae­ro­por­to Ci­am­pi­no, em Ro­ma.

Fo­ra­gi­do há um mês, o es­cri­tor foi pre­so no sá­ba­do ca­mi­nhan­do pe­las ru­as de San­ta Cruz de la Si­er­ra, mai­or ci­da­de da Bo­lí­via, usan­do ócu­los es­cu­ros, ca­mi­sa pre­ta, cal­ça je­ans e um ca­va­nha­que. Au­to­ri­da­des de in­te­li­gên­cia do Bra­sil lo­ca­li­za­ram o ita­li­a­no por mo­ni­to­ra­men­to fei­to em 15 equi­pa­men­tos, en­tre ce­lu­la­res, ta­blets e com­pu­ta­do­res. Um aces­so à in­ter­net fei­to por ele per­mi­tiu iden­ti­fi­car a exa­ta lo­ca­li­za­ção. O ter­ro­ris­ta era con­si­de­ra­do fo­ra­gi­do do Bra­sil des­de 14 de de­zem­bro, quan­do te­ve a ex­tra­di­ção au­to­ri­za­da pe­lo en­tão pre­si­den­te Mi­chel Te­mer e a pri­são de­cre­ta­da.

Bat­tis­ti foi ex­pul­so da Bo­lí­via, en­tre­gue às au­to­ri­da­des ita­li­a­nas no ae­ro­por­to de Vi­ru Vi­ru e em­bar­cou num avião ita­li­a­no, sem pas­sar pe­lo Bra­sil – co­mo che­gou a ser co­gi­ta­do pe­lo Pa­lá­cio do Pla­nal­to.

Lon­go ca­so

A con­clu­são da ex­tra­di­ção en­cer­ra um ca­pí­tu­lo du­ra­dou­ro de uma di­ver­gên­cia di­plo­má­ti­ca en­tre o Bra­sil e Itá­lia de qua­se 12 anos – quan­do foi fei­ta o pri­mei­ro pe­di­do.

Bat­tis­ti vi­veu no Bra­sil des­de 2004. Três anos após se ins­ta­lar no Rio de Janeiro clan­des­ti­na­men­te, ele foi pre­so, mas con­se­guiu li­ber­da­de após ob­ter re­fú­gio po­lí­ti­co. A de­ci­são do en­tão mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Tar­so Gen­ro, de 2009 foi pa­rar no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), que anu­lou o be­ne­fí­cio, mas deu a pa­la­vra fi­nal ao pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca. No úl­ti­mo ato no go­ver­no, em de­zem­bro de 2010, o ex-pre­si­den­te Luiz Iná­cio Lu­la da Sil­va ga­ran­tiu o di­rei­to de o ita­li­a­no per­ma­ne­cer. Ele se re­fu­gi­ou em Ca­na­néia (SP), on­de se ca­sou e te­ve um fi­lho.

À épo­ca, em pro­tes­to, o go­ver­no de Ro­ma e che­gou a co­gi­tar re­ci­pro­ci­da­de: não en­tre­ga­ria Hen­ri­que Piz­zo­la­to, ex-di­re­tor do Ban­co do Bra­sil con­de­na­do no men­sa­lão e que ha­via fu­gi­do pa­ra a Itá­lia.

Fim do os­tra­cis­mo

Em 2015, Bat­tis­ti vol­tou ao no­ti­ciá­rio após o Mi­nis­té­rio Pú­bli­co de­ter­mi­nar a de­por­ta­ção de­le. A de­fe­sa re­cor­reu. A si­tu­a­ção foi agra­va­da de­pois que o ita­li­a­no foi de­ti­do em ou­tu­bro de 2017 ao ten­tar cru­zar a fron­tei­ra en­tre Bra­sil e Bo­lí­via por­tan­do o equi­va­len­te a mais de R$ 23 mil (1,3 mil eu­ros e US$ 6 mil). Na opor­tu­ni­da­de, ele ale­gou que ia pes­car e não sa­bia que te­ria que de­cla­rar o di­nhei­ro.

O epi­só­dio – que le­vou o ita­li­a­no a vi­rar réu por eva­são de di­vi­sa – foi vis­ta co­mo uma ten­ta­ti­va de fu­ga.

Ape­sar dis­so, ele ob­te­ve au­to­ri­za­ção ju­di­ci­al pa­ra fi­car sol­to e re­ti­rar a tor­no­ze­lei­ra ele­trô­ni­ca. Sem o mo­ni­to­ra­men­to, con­se­guiu fu­gir, an­tes mes­mo de ter a ex­tra­di­ção de-

cre­ta­da, se­gun­do a po­lí­cia.

Até o fim do ano, hou­ve 32 ope­ra­ções da Po­lí­cia Fe­de­ral pa­ra a cap­tu­ra do ter­ro­ris­ta. Em­bai­xa­das da Ve­ne­zu­e­la e Bo­lí­via che­ga­ram a ser al­vos.

Des­de a cam­pa­nha, Jair Bol­so­na­ro tra­ta­va a ex­tra­di­ção co­mo um “pre­sen­te” pa­ra a Itá­lia. On­tem após a pri­são, ele fez uma reu­nião de emer­gên­cia com mi­nis­tros no Pa­lá­cio da Al­vo­ra­da. “O Bra­sil não se­rá mais re­fú­gio de mar­gi­nais ou ban­di­dos tra­ves­ti­dos de pre­sos po­lí­ti­cos”, es­cre­veu.

A de­fe­sa ten­tou um ha­be­as cor­pus pa­ra evi­tar a ex­tra­di­ção, que foi ne­ga­do pe­lo pre­si­den­te do STF, Dias Tof­fo­li.

DIVULGAÇÃO/PO­LÍ­CIA DA BO­LÍ­VIA TWIT­TER/ MATTEOSALVINIMI

Ita­li­a­no usa­va dis­far­ce dis­cre­to Bat­tis­ti foi acom­pa­nha­do por po­li­ci­ais e au­to­ri­da­des Ele foi en­tre­gue à Itá­lia no ae­ro­por­to Mi­nis­tro ita­li­a­no di­vul­gou fo­to de den­tro do avião

MAR­CE­LO FREITAS ME­TRO BRA­SÍ­LIA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.